Último Voo do “Velho” Dakota na DETA. Após trinta anos servindo os céus de Moçambique, o Dakota da DETA com a matrícula CR-ABK e baptizado de “Namúli”, nome da serra com 2419 metros acima do mar, bem no meio do verdejante distrito do Gurué, realizou o seu último voo a 21 de Janeiro de 1972, ligando Quelimane à Beira. O Namúli aterrou pelas 18:20 no aeroporto Sacadura Cabral, sem qualquer passageiro a bordo. O velho Dakota acabou assim quase despercebidamente de realizar o voo operacional destes aviões ao serviço da DETA, dando lugar aos mais modernos Fokker Friendship e Boeings, já ao serviço da empresa. Dado como pronto a 15 de Julho de 1943, o Namúli operou quase ininterruptamente durante cerca de 29 anos, contando à data com mais de 21 mil horas de voo. A sua última tripulação foi constituída pelo Comandante Campos, Copiloto Cró Braz, Mecânico Celestino e Assistente de Bordo Eduarda Gama. Estes aviões que tantas saudades deixaram aos tripulantes que os voaram, terminaram a sua carreira distintamente, sem terem tido qualquer acidente ao serviço da DETA.
Os primeiros três Dakotas da DETA - CR-ABJ, CR-ABK e CR-ABQ - em 1948, com as pinturas com que foram recebidos à época.
CR-ABJ “Libombos”
CR-ABJ “Libombos”
CR-ABJ “Libombos”
CR-ABK Namúli
CR-ABK Namúli
CR-ABK Namúli
CR-ABQ Lupata
CR-ABQ Lupata
CR-ABQ Lupata
CR-ABQ (Espólio de Rui Monteiro)
CR-AGC Milange
CR-AGD Gorongoza
CR-AGD Gorongoza
CR-AGD Gorongoza
CR-AGD Gorongoza
CR-AGD Gorongoza
Foto de Fernando Neiva. Nampula - 1968
CR-AHB Mecula
CR-AHB Mecula
Sem comentários:
Enviar um comentário