Faleceu em Lisboa a 29 de Dezembro de 2011, aos 90 anos de idade.
O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.
A eles dedicamos estas linhas.
José Vilhena e Maria Luísa Hingá
========================
Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com
=======================
Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.
31/12/11
765 - Rui Novais Leite Monteiro (1921 - 2011)
Faleceu em Lisboa a 29 de Dezembro de 2011, aos 90 anos de idade.
5 comentários:
Ao meu Tio que me proporcionou tantos voos de prazer e que me deu grandes conhecimentos de voo que mais tarde me foram de grande utilidade um "adeus e ate sempre" com muita amizade.
Antonio Humanesla
Tive a honra e o prazer de o conhecer fugazmente numa das voltas aéreas do AeCP em que participei.
Um verdadeiro senhor e um Cavalheiro da Aviação.
Que lá do alto nos oriente e nos proteja!
Em nome da familia de Rui Monteiro, agradeço à Luisa Hinga e José Vilhena a continua manutenção deste fantástico "site" assim como o breve "CV" do meu Pai. Bem-hajam. Rogerio Monteiro
Como seu antigo aluno e amigo, muito devo do pouco que sei ao “velho” piloto instrutor Rui Monteiro.
Espero que um dia se possa escrever de facto a longa história deste velho pioneiro da aviação civil em Moçambique. Muitos de nós, pertencentes à geração de pilotos que se seguiu, muito ficámos a dever aos ensinamentos deste grande Senhor. Sempre com uma calma contagiante, um sorriso nos lábios, uma paciência inesgotável e uma vontade inquebrantável de ensinar o muito que sabia.
Até sempre Rui Monteiro, os teus alunos e amigos jamais te esquecerão…
À sua esposa e filhos o meu profundo pesar pela sua morte.
Que descanse em paz, certo de que o seu último voo foi tranquilo….
Adquiri alguns dos seus livros sobre aviação, durante uma visita à Feira da Ladra, alguns com bastantes anotações e recortes de jornais entre as páginas. Acabei por procurar informação sobre a sua pessoa, principalmente na Mais Alto e neste site. Que descanse em paz.
Enviar um comentário