Inicia as suas operações com base em Vila Cabral a 1 de Setembro de 1968, contando para o efeito com cinco pilotos: Vitor Silva, C. Rodrigues, Leiria, Pinto e Lourenço.
Entre os seus accionistas iniciais estiveram Pio Alberto de Miranda Cabral, Luis de Miranda Cabral, Durval da Cruz e Silva, João Ventura Parreira, José João de Figueiredo Dionísio e Vitor Manuel Gonçalves da Silva.
Com uma frota inicial composta por dois bimotores Piper Aztec (CR-AHI e CR-AJA), passa a contar a partir de Agosto de 1969 com mais uma unidade deste tipo, o CR-AKQ.
Desafiando todos os obstáculos cria logo no seu inicio uma rede de operações que cobria 10.000 quilómetros de carreiras regulares, conseguidas com material algo obsoleto, um deficiente sistema de comunicações e pistas mal preparadas para uma operação segura.
Graças à tenacidade e teimosia dos seus responsáveis, a TAN consegue impor-se como um parceiro credível a todos os seus passageiros, civis ou militares.
A 11 de Abril de 1970 é uma das fundadoras do grupo EMAC – Empresa Moçambicana de Aviação Comercial SARL, por escritura publicada no Boletim Oficial da Província nº 32 – III Série, contado a partir daí com o suporte fundamental que este grupo lhe passou a dar.
Em 1971 é substituído o Piper Aztec CR-AHI pelo BN-2A-3 Islander CR-AMS proveniente da fábrica.
Ainda nesse ano são usados três BN-2A Islander CR-ALQ, CR-ALR e CR-ALS, pertencentes à EMAC.
Novos pilotos passam pelos seus quadros a partir de 1972, Artur Cardoso, F. Braga, Relvas, Águas, Pinto Ferreira, Lima, Fernandes e Fernando Subtil.
Em 1976 e após a independência de Moçambique, foi a empresa integrada na COMAG - Companhia Moçambicana de Aviação Geral.
CR-AMS
CR-AHI
CR-AHI - Foto enviada por Nuno Calhau
CR-AHI - Foto enviada por Nuno Calhau
CR-AHI - Foto enviada por Victor Silva
CR-AJA. Foto de Joaquim Santos
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
CR-AJA
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
CR-AJA
Aeródromo de Vila Cabral
Aztec da TAN (Transportes Aéreos do Niassa) CR-AKQ albarroando a casota do lubrificantes da Shell em Vila Cabral
No ponto fixo matinal, no dia 5 de Junho de 1970, o mecânico altamente qualificado da FAP Adelino Jorge Martins Barros, depois de arrancar os motores, retirou os calços do avião que iniciou imediatamente uma rolagem relativamente lenta.
Tentou segurá-lo à mão, mas não conseguiu. Um dos hélices decepou-lhe o braço e a perna do lado direito do corpo.
A rolagem prosseguiu sem ninguém aos comandos, indo o avião embater na casota dos combustíveis e lubrificantes. Foi uma tragédia.
Fotos de Vítor Silva
Texto de Vítor Silva e Fernando Urgel Antunes
BN-2A-3 Islander "CR-AMS"
Segundo Vítor Silva o CR-AMS era tripulado (90% de certeza) pelo Artur Cardoso (o piloto mais internacional da TAN).
Dados de Cte. José Vilhena Foto de Vítor Silva
BN-2A-3 Islander "CR-AMS"
BN-2A. Foto de Simões Fernandes Manuel
Aeródromo de Vila Cabral. Foto cedida por: Rui Campos
CR-AMS - BN2A-3 Islander
Piper PA-23 Aztec 250 "CR-AHI"e a aterrar o CR-AJH da CASS
Foto enviada por Nuno Calhau
BN-2A-8 Islander "CR-ANJ"
Espólio de António Mathias
Piper PA-23 Aztec 250D "CR-AKV"
Espólio de António Mathias
Piper PA-23 Aztec 250D "CR-AKV"
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
BN-2A-8 Islander "CR-ANJ" em Vila Cabral
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec 250E "CR-ANI" (Inhaca)
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" e "CR-AKV (Porto Amélia)Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" e "CR-AKV (Porto Amélia)
Foto de Pedro Mathias
8 comentários:
Obrigado.
Voltei a ler o nome de Durval da Cruz e Silva que foi brilhante piloto da TAZ.
Onde é que ele estará que tantas histórias poderia contar.
Não o reconheci em nenhuma foto.
Não sei onde etá o cte. Durval, mas vou indagar.
Obrigada pelo eu comentário.
Durval da Cruz e Silva: tópico 29 (Transportes Aéreos da Zambézia: http://voandoemmozambique.blogspot.com/2006/10/29-transportes-areos-da-zambzia-taz.html
Roger!
Tinha deixado passar o tópico 29.
Obrigado.
O Durval faleceu em Portugal em Outubro de 1990. Hoje por acaso encontrei este blog e fiquei muito contente por ter encontrado duas fotos dele e algumas histórias. Sei que o meu pai ficaria muito contente por ler algumas destas histórias que relatam a Aviação em Moçambique. Sou o filho mais velho do Cmt Durval.
Mário Jorge Ferreira da Cruz e Silva
Mario Cruz Silva muito obrigada pelo seu comentário. Se tiver fotos e/ou documentos relacionados com o tempo da aviação em Moçambique,do seu pai teria muito prazer em colocá-los no blogue.
Abraços
Luísa Hingá
Prezados senhores,
gostaria de receber mais informações sobre o socio Pio Cabral. Além da TAN ele teria outras empresas no setor da aviação? Sou a sua filha Maria Margarida Cabral. Grata pelas informações.
Com os melhores comprimentos
Ao ler e ver o que aqui foi exposto fez me recordar colegas e voos e evacuações noturnas por mim efectuadas por aquelas bandas...
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