O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

06/10/08

504-Cte. João Carregal Ferreira e Cte. Francisco Assis Camilo Teixeira, da DETA



Aqui lhe mando 2 fotos do meu Pai (o da direita) com o Francisco Assis Camilo Teixeira (o da esquerda). Estas fotos tem má qualidade, devem ter sido tiradas numa photomaton da época. Foram tiradas em 1940, quando ambos deram a volta ao Mundo durante a Segunda Guerra Mundial, como o meu Pai explica:

"Em Julho de 1940, juntamente com um seu amigo e colega, Francisco Assis Camilo Teixeira, foram enviados para os Estados Unidos da América, para a Boeing School of Aeronautics para frequentar um curso de "Celestial Navigation".
A Boeing School of Aeronautics era em Oakland, California. Ambos fizeram também um pequeno estágio na fabrica de aviões Lockhead, em Burbank, para se familiarizarem com os aviões Lockhead 14, que a DETA tinha adquirido e que chegaram a Lourenço Marques nos fins de 1940, exactamente quando se encontravam nos E.U.A.
Regressaram dos E.U.A. a Lourenço Marques no fim de Janeiro de 1941 e em Fevereiro desse mesmo ano iniciou a sua carreira de Piloto de Aviões de Transporte Público.
Maria João Carregal Ferreira

Sem comentários: