Provas:
1ª) -O perfil dos morros a Norte à distância.
2ª) - A pista visível com nitidez, (transversalmente) na totalidade da fotografia.
3ª) - A guarita do AB 5 ( à direita) com o seu perfil característico.
4ª) - Dentro da cerca do AB5 (também à direita), um carrinho de baterias (pat pat) usado para arranque de aviões, pertença da Base.
5ª) - A cauda dum DO-27 (dentro do AB5) que presumo seja o mesmo da foto 3 (foram pelo menos tiradas + ou - à mesma hora).
6ª) - As zonas esbranquiçadas (quadradas ou rectangulares) da placa de estacionamento, resultado de obras de manutenção a que esta foi submetida nos anos 70 e que podem tambem ser vistas nas fotografias 2 e 4.
Notas:
As fotografias 2, 4 e 8 foram tiradas do varandim do bar/restaurante do aeroporto.
A fotografia 3 foi tirada dentro da base, ao nível do terreno o que me leva a supor que provavelmente o fotógrafo era militar.
Em reforço desta teoria, a fotografia nº1, em pleno aeródromo de Mueda enquanto decorre uma operação de abastecimento para o exército, onde se pode dizer que não havia civis (e muito menos dados a arte da fotografia), excepto o CHINA que tambem não tinha máquina fotográfica, mas que em pleno Ramadão aproveitava a chegada dos aviões para vir ao aerodromo petiscar e beber umas cervejas longe da vista dos famíliares que com rigor cumpriam os preceitos do Islão com abstenção total de alcool e chouriço. Portanto só um militar em princípio a podia ter tirado, palpita-me. "
6 comentários:
Ola Luisa
Desculpa ser desmancha-prazeres mas as fotos com legenda Porto Amélia não correspondem à realidade.
Não é Porto Amélia.
A do Heli e Nord parece Nampula e a do F-27 talvez Nacala...
P Amélia é que não com toda a certeza.
Abraço
ToCoelho
Grandes documentos.
Porque é que deixou de ser publicada a identificação das aeronaves?
Era um must
Obrigada pelos vossos comentários.
Tó Coelho vou colocar o comentário no artigo para ver então se reconhecem correctamente os aerodromos ...
Um abraço.
Fado alexandrino, também gosto de ver por cá. E tem razão, mas o "identificador" de matriculas esteve de férias... (Pudera com o dinheiro que eu lhe pago...Risos..)e eu vou completar os artigos.
Um abraço.
Eu venho aqui pelos menos uma vez por semana e foi com muita emoção que vi a fotografia do meu amigo Maiô, um ícone de Quelimane.
Estes amigos todos dos taxis aerios em Moçambique no Norte que e o que eu conheço são herois esquecidos.A força aeria fechava a guerra muito cedo e eram estes herois esquecidos que faziam as evacuações e a qualquer hora,sitio e condições.Falo por exemplo do acidente do meu Pai(António Grangeia)foram eles que lhe salvaram a vida e poderia também falar quando da contrução da igreja de Montepuez caiu o andaime e foram eles que salvaram.Concerteza que há muitos mais relatos destes HEROIS DESCONHECIDOS.PENA É QUE ALGUNS JÁ NÃO ESTEJAM ENTRE NÓS P/PODEREM CONTAR VERDADEIRAS HISTORIAS TIPO INDIANA JONES. Um abraço de um Macua/Quimuane de nascença que nunca esquecerá estes aventureiros/salvadores de pessoas e bens.Luis Grangeia filho mais novo do António Grangeia/Mimi da Quissanga e mais tarde Montepuez
Luís Grangeia
Uma das razões do blog foi essa mesmo. Não esquecer os que estiveram ligados à aviação civil em Moçambique.
Obrigada pelas suas palavras.
Luísa
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