Biografia feita pela sobrinha Elisabete
Concluída a instrução primária, ingressa no "Instituto de Missões Coloniais" em Cernache do Bonjardim a 24/9/923 e daí para o Liceu de Castelo Branco onde fica até 1926, completando, assim, o que era chamado " Curso dos Liceus".
Ingressa no serviço militar em 25/2/1931 até 1/6/1933. Completa também em 1935 o Curso Comercial, começando a trabalhar nos escritórios de uma Fábrica de Curtumes, em Lisboa.
Concorre, entretanto à Companhia de Fomento de Cabo Verde, onde é admitido ainda em 1935 e onde desempenhou várias funções.
Regressado à Metrópole em 1938, tira o seu "brevet" particular de piloto aviador em finais do mesmo ano.
Chamado por seu tio José Alves Nogueira - Intendente em Nametil, embarca no dia 7/1/1939 com destino a Moçambique, no Vapor "NIASSA", procedente de Hamburgo, via Canal do Suez, tendo escalado 12 portos.
Admitido em 1939 para os Caminhos de Ferro de Moçambique, de que a DETA fazia parte, vai para Johannesburg, onde frequenta a School of Aeronautics de Witwarter Rand Technical College, escola de pilotos da DETA, onde tira os certificados de piloto aviador de linhas aéreas em 1941, Navegador Aeronáutico em 1943 e ainda Radiotelegrafista.
Aguardando vaga na DETA, presta serviço Administrativo nos Caminhos de Ferro de Moçambique entre 1941 a 1943, ano em que inicia a actividade regular de piloto aviador, passando um ano depois à categoria de Capitão de Aeronaves. Salvo erro, era na altura o comandante português mais jovem
Em 1948 frequenta a "Havilland Aircraft School em Hattfield - Inglaterra.
Torna-se Presidente do Aero Club de Moçambique, sucedendo-lhe o Sr. Rui de Novais Monteiro.
Em 1949, de licença da DETA, vai aos Açores prestar serviços na SATA, a título experimental, durante 3 meses. Não aceita as condições oferecidas e regressa a L. M.
Em 1951, de Licença ilimitada da DETA, regressa à SATA por um período de 3 anos, a pedido da Administração, onde, além das funções de Piloto Aviador, chefiava os Serviços Técnicos e de Exploração.
Regressa à DETA em 1957. É designado para Delegado da U.A.T. em L. M., cargo que acumulou cerca de 2 anos.
Ainda de Licença da DETA, em 1961 é convidado pela ARTOP para trabalhos de Aerofotogrometria a fazer de Leste a Norte de Angola.
Nesse mesmo ano, entra na Companhia Mineira do Lobito, como Piloto e Public Relations. Já em 1963 inaugura o Aero Clube do Huambo, como Presidente.
Instala-se na África do Sul, em Setembro de 1969, como Delegado da Companhia Mineira do Lobito, onde permaneceu até Abril de 1974, regressando a Lisboa onde ainda exerceu algumas actividades.
Faleceu em Lisboa a 16 de Janeiro de 2004 com 91 anos.
Partiu...mas as suas memórias ficarão para sempre resguardadas na sua família presente e na vindoura.
Março - 2007 - Elisabete
2 comentários:
Como sou natural do TELHADO FUNDÃO,e ao passar por este blog despertou-me a atenção do vosso blog dizendo que este Senhor piloto aviador era do Telhado.Pois a mim, pelo que percebi este senhor tinha primos na dita Aldeia do Telhado porque o meu pai falava neste Senhor conhecido por Alvaro Matias Ângelo que era ainda primo, e em Lisboa morou na zona do Anjos.Será a mesma Pessoa?As filhas ainda TÊM um pequena parcela de terreno na dita Aldeia.Angelo, obrigado
Resposta ao comentário anterior:
Para exclarecimento, Álvaro Matias Angelo era tio paterno do cte. Álvaro Matias da Silva Nogueira, meu tio-avô e avô da conhecida artista e cantora Vanda Stuart. Na verdade, para além de netos tem ainda filhas vivas e na realidade vivia no Bairro das Colónias R. do Forno do Tijolo. Há ainda parentes no Telhado, mas apenas conheço a Mª do Carmo nogueira que lá vive e é viuva de um agente da PSP. Espero ter esclarecido o meu "parente". Obrigada e um abraço
Mª Elisabete Nogueira
Enviar um comentário