


Neste raid foram usados dois aviões, sendo as tripulações constituídas pelos capitães Paes dos Ramos (Piloto e Comandante da Expedição), Oliveira Viegas (Piloto), tenente João Maria Esteves (Navegador) e o primeiro-sargento Manuel António (Mecânico).
Esta viagem ocorreu em 1928, partiram da Amadora a 9 de Outubro, chegaram à Beira em 19 de Outubro e a Lourenço Marques a 26 desse mês.
Como curiosidade refira-se que estes aviões realizaram o primeiro correio aéreo em Moçambique, desde a Beira a Lourenço Marques.
Levaram cartas e postais para Inhambane e Lourenço Marques, tendo largado do ar, uma mala postal no Buzi, por falta de local para a aterragem.
Por último os aviões Vickers tinham o nº 1 e 2 pintado na fuselagem.
Estas fotos foram-me oferecidas por Maria Manuel, filha de José Rodrigues , um dos sócios mais antigos do Aeroclube da Beira. Foram tiradas no aeródromo Pais Ramos, da cidade da Beira, em 1928.
Texto do Cte. Vilhena.
Obrigada Luisa
ResponderEliminarFoi uma contribuição pequena, mas é também uma recordação
Beijinho
MManuel
Oi Luisa
ResponderEliminarEstou admirada!Não sabia que tinha coisa tâo antiga.Mas sei que o meu
pai tirou o brevet muito novo e que qdo eu era pequena ele teve um acidente de avião, mas também não sei dizer mais nada. Sei que o avião foi pra sucata, mas ele safou-se e que era num avião destes que ele voava e tirou o brevet.Obrigada pelo carinho
Beijinhos
MManuel