
A aeronave C9-APQ (ex: CR-APQ) , BN2 Islander pilotada pelo Cte. Joaquim M. Craveiro, voando de Fingoé para Tete, distrito de Tete, foi atingida por um "rocket" à vertical do Songo/Cahora Bassa.
Com o impacto o motor direito *desapareceu*, mas o piloto conseguiu aterrar no Songo com o avião a arder.
Este acidente foi em 15 de Agosto de 1979.
*Termo usado pelo Cte. Craveiro.
Informação de Vitor Silva e os dados actualizados por Joaquim Craveiro.Uma achega do Cte. C. Silva:"Já agora, um acrescento ao acidente do Cte. Craveiro: contam que o avião aterrou no Songo, a arder. Depois de toda a gente sair, ilesa, o comandante voltou, calmamente para trás e viram-no tirar a sua preciosa pasta do cockpit. " 10 Janeiro2007
Ver no artigo 772 a história do acidente contada pelo piloto Joaquim Craveiro. Clicar aqui
Este acidente foi em 15 de Agosto de 1979.
*Termo usado pelo Cte. Craveiro.
Informação de Vitor Silva e os dados actualizados por Joaquim Craveiro.Uma achega do Cte. C. Silva:"Já agora, um acrescento ao acidente do Cte. Craveiro: contam que o avião aterrou no Songo, a arder. Depois de toda a gente sair, ilesa, o comandante voltou, calmamente para trás e viram-no tirar a sua preciosa pasta do cockpit. " 10 Janeiro2007
Ver no artigo 772 a história do acidente contada pelo piloto Joaquim Craveiro. Clicar aqui
Outro acidente


Nota: O Cte Jorge Guerra era filho do dono dos TAM-Transportes Aéreos da Beira, com o mesmo nome,
Dados sobre os aviões da autoria do Cte. Vilhena
Tenho muitas dúvidas que a matrícula esteja certa.
ResponderEliminarAs matrículas em Moçambique eram CR-Axx.
Já agora o BN2 da TAZ era o CR-ANH
A que artigo se refere, sobre a TAZ?
ResponderEliminarÉ C9-AAA porque foi anos depois da independência de Moçambique.
E não se quer identificar?
Nao vivi esta epoca, mas ouvia meus pais falando da TAM. Sera o Jorge Guerra filho, o tal que também era tratado como Cuca?
EliminarUma pequena coorecção:
ResponderEliminarAs matrículas em Moçambique eram CR-Axx e CR-Bxx !
Não me refiro a artigo nenhum. Foi apenas acrescentar uma informação.
ResponderEliminarVolte sempre.
ResponderEliminarAs matrículas dos aviões, antes da independência, eram CR-Axx.
ResponderEliminarDepois da independência passaram a ser C9-Axx.
Já agora, um acrescento ao acidente do Cte. Craveiro: contam que o avião aterrou no Songo, a arder. Depois de toda a gente sair, ilesa, o comandante voltou, calmamente para trás e viram-no tirar a sua preciosa pasta do cockpit.
A matrícula do Piper Aztec, em que o Cte. Jorge Guerra Júnior fora abatido próximo do Songo, era: CR-ALU.
ResponderEliminarEu próprio fiz muitos vôos nesse aparelho e a matrícula registada na minha caderneta de vôo.
Cte. Viegas dos Santos
Quanto ao Cte. Jorge Guerra e D. Orquídea, ao regressarem de Moçambique, viveram numa Quinta que adquiriram próximo do Cartaxo, que venderam, regressando a um apartamento na zona da Charneca da Caparica.
ResponderEliminarO Cte Jorge Guerra foi um forte impulsionador da aviação comercial em Moçambique, no sector do denominado TAXI AÉREO.
Cte Viegas dos Santos
Viegas não me conheces? Sou a luísa Hingá!!! Faz o favor de mandar o teu e-mail e já agora coisas que tenhas nos teus arquivos.
ResponderEliminarlhinga@mail.telepac.pt
Abraços
Este incidente foi em 1976 e não 1978.
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