O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

18/12/21

922 - Coronel PILAV Armando Luís de Sousa Vieira

Nasceu em Lisboa na Av. Almirante Reis nº 15, a 24 de Outubro de 1922.

Qualificações Académicas - 3º Ano Engenharia Mecânica da Escola Politécnica de Lisboa

1938- FREQUENTA O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.

1940- CURSO DE OFICIAL PILOTO MILICIANO.

1940- CURSO DE OFICIAL PILOTO DA ESCOLA DO EXÉRCITO.

1943- PROMOVIDO A ASPIRANTE PILOTO AVIADOR.

1943- COLOCADO NA BASE AEREA Nº1, SINTRA, ONDE COMPLETA O CURSO DE OFICIAL PILOTO AVIADOR.

1946- PROMOVIDO A ALFERES PILOTO AVIADOR.

1948- ENVIADO PARA OS EUA, FAZENDO PARTE DO 1º GRUPO A IR BUSCAR OS PRIMEIROS QUADRIMOTORES PORTUGUESES, (DOUGLAS C-54 SKYMASTER, BOEING SB-17G FORTRESS).

1948- COLOCADO NA BASE DAS LAJES, AÇORES.

1949- PROMOVIDO A TENENTE PILOTO AVIADOR.

1950- COLOCADO NA BASE AEREA DE TANCOS, (SPITFIRE).

1950- REGRESSA Á BASE AEREA Nº1, SINTRA, PARA OS TRANSPORTES AÉREOS MILITARES, ONDE COMPLETA O CURSO DE ESTADO MAIOR, (DOUGLAS DC-3 DAKOTA, AVRO 626).

1953- PROMOVIDO A CAPITÃO PILOTO AVIADOR..

1956- PROMOVIDO A MAJOR PILOTO AVIADOR..

1956- ENVIADO PARA A PORTELA, AERODROMO BASE Nº1, PARA COMANDAR OS TRANSPORTES AÉREOS MILITARES, (DOUGLAS DC-3 DAKOTA,BEECHCRAFT D-18, GRUMMAN G-44 WIDGEON, DOUGLAS C-54 SKYMASTER).

1959- PROMOVIDO A TENENTE-CORONEL PILOTO AVIADOR, por ordem do GENERAL BOTELHO-MONIZ, MINISTRO DA DEFESA.

1959- ENVIADO PARA PARIS, FRANÇA, NA QUALIDADE DE ADIDO MILITAR, AÉREO E NAVAL DE PORTUGAL.

1963- PROMOVIDO A CORONEL PILOTO AVIADOR.

1963- NOMEADO PARA O CARGO DE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA 3ª REGIÃO AÉREA, LOURENÇO MARQUES, MOÇAMBIQUE, ONDE TAMBÉM FOI COMANDANTE DAS FORÇAS AÉREAS DA ZONA DE INTERVENÇÃO NORTE (ZIN). (DOUGLAS DC-3 DAKOTA, AUSTER D-4 e D-5, DORNIER DO-27 e NORTH AMERICAN T-6 HARVARD).

1966- NOMEADO DIRECTOR DOS SERVIÇOS DE AERONÁUTICA CIVIL DE MOÇAMBIQUE (SAC).

1970- REGRESSO Á METROPOLE COM PEDIDO DE PASSAGEM Á REFORMA (RESERVA) NA PATENTE DE CORONEL.

1971- INGRESSA NA TAP COMO COMAMDANTE DE BOEING 727, COM CERCA DE 9.000 HORAS DE VOO, UM ANO DEPOIS É PROMOVIDO A COMANDANTE DE BOEING 707, ONDE TAMBEM EXERCEU O CARGO DE DIRECTOR DOS SERVIÇOS DE PLANEAMENTO E RECRUTAMENTO DO PESSOAL NAVEGANTE.

1982 - REFORMADO AOS SESSENTA ANOS. 1986- COMEÇA UMA NOVA FASE DA SUA VIDA COMO DIRECTOR DA SECÇÃO DE GOLFE DO CLUBE TAP.

FALECEU EM LISBOA A 30/08/2019 COM 96 ANOS DE IDADE.