O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

23/11/09

640-Cte. José Marques Sepodes

O comandante José Marques Sepodes nasceu a 15 de Outubro de 1926 em Mira de Aire, (Portugal), aos três anos foi viver com os pais para Moçambique onde viveu até à sua morte em 1970. Em 1950 casou com Olinda Suzete Marques Sepodes e teve 3 filhos José Carlos, Vítor José e Olinda Maria.

Em 1950 ingressou na DETA como piloto e aí fez a sua carreira até ser promovido a comandante de aeronaves. Fez mais de 15.000 horas de voo, ao comando dos mais variados modelos que compuseram a frota da empresa, nomeadamente os Dove, Dakotas, Friendship e Boeing.

Faleceu no trágico acidente do Fokker Friendship “CR-AIB” baptizado por Beira, a 28 de Março de 1970, durante um voo de instrução no Aeroporto de Mavalane.

Do comandante José Sepodes lembra-se a sua imagem de excelente profissional e de homem directo e assertivo, que deixou muitos amigos por todo o Moçambique ao longo dos vinte anos em que percorreu os céus aquele belo País.




José Sepodes no inicio da carreira


Nos anos 60 José Sepodes e Flávio Carvalho

Em 1961 José Sepodes e Luis Branco, em João Belo, durante a visita do Governdor-Geral.


Mensagem de José Sepodes, filho do Cte. Sepodes, a quem agradeço muito o envio das fotos:

"Tive a oportunidade de aceder ao blogue -Voando em Moçambique- e fiquei grato por alguem se ter lembrado de recordar para a eternidade os "heróis" da antiga Aviação Comercial de Moçambique.
Junto fotos do meu pai, Comandante José Sepodes, que faleceu trágicamente no acidente ocorrido no Aeroporto de Mavalane em 1970.
Pela seu profissionalismo e dedicação à DETA resolvi enviar algumas fotos que o recordam, e de forma a fazer par com os seus valorosos colegas que são ilustrados no seu blogue.

Muito obrigado
José Carlos Sepodes "

19/11/09

639-Cte.Olimpio Craveiro e ETAPA




C9-AQK, antes CR-AQK


As fotos vinham acompanhadas pela seguinte mensagem:
"Conforme combinado à meses atrás e após muita insistência cá vai mais uma breve contribuição que espero possa "postar" no seu site integralmente.

Os dados, documentos e fotografias que seguem dizem respeito ao Cte. Olimpio Craveiro, irmão do Joaquim Maria Craveiro também piloto.

Segue um resumo da actividade da "Etapa", um scanner dum louvor publicado em Diário da Republica, algumas fotos do Cte. Olimpio Craveiro e alguns aviões.

Espero ter podido contribuir para o enriquecimento do site
Luís Rebelo@
Luís obrigada pelas fotos.

18/11/09

638-Fotos Cte. Vasco Abreu 1










Adicional ao artigo 637. Carregar aqui.

637-Fotos Cte. Vasco Abreu





Foto tirada no simulador, o da direita é o meu Pai e o da esquerda era grande e maior amigo dele Comandante Jose Galhardo, em Seatle – USA quando tiraram o curso do Boeing 737, com o respectivo instrutor.




Enviadas pelo filho José acompanhadas da seguinte mensagem:

"Conforme prometido, em anexo envio algumas fotos do meu Pai, assim como recortes de jornais quando o mesmo foi buscar o Boeing 737 “Macau” a Seatle.

Algumas das fotos têm data, outras não, assim como não consigo identificar as pessoas que estão nas fotos.

Espero que as pessoas que têm familiares ou as próprias consigam identificar as outras pessoas das mesmas.

Obrigado pela informação que está no blogue.

José Abreu"

Obrigada pelas fotos. Ver mais fotos aqui

14/11/09

636 - Aeroclube do Chimoio


Sede do ACC

CR-ABZ e CR-AJX e noticia do acidente com CR-AIR
Esta foto do avião com matricula CR-ABZ e alunos foi tirada na pista de Vila Pery, vê-se  da esquerda para a direita:
O aluno Francisco Duarte Forte, na altura Furriel Miliciano da CCS do Bat. Caç. 2894 e até à pouco tempo comissário da TAP; António Rebelo, instrutor e falecido num acidente aéreo em Vila Pery, num T6 da Força Aérea; Cunhado do Rebelo, também aluno, mas de quem não recordo o nome. (Segundo comentário deixado chamar-se-á João Castela Lopes. Nota do Voando); Eu, Vitor Santos na altura Furriel Miliciano da CCS do Bat. Caç. 2894 e que tenho como profissão Escultor

A fotografia, acidente Auster:
Recorte de Imprensa noticiando o Acidente que vitimou o aluno piloto, José Magalhães Guerra a 12 de Janeiro de 1972, com a Auster D5 de matrícula CR-AIR.

A fotografia, acidente com CR-AJX:
Acidente com o Cessna 170 CR-AJX, numa aterragem de emergência provocada por mau tempo, perto de Vila Gouveia,tendo como piloto, António Rebelo.
Cumprimentos

Vitor Santos

Festival aeronáutico comemorativo das Bodas de prata do Aeroclube do Chimoio
Recortes de jornal


Espólio Rui Monteiro
Aeroclube do Chimoio. Artigo de Fernando Marques
Aeroclube do Chimoio. Artigo de Fernando Marques
Estatutos do ACC
B. Oficial nº 29 de 17.07.1965
OGMA Auster D5/160 "CR-AIR"
Destruído em Vila Pery a 12/01/1972
Faleceu o aluno piloto José Magalhães Guerra, único ocupante do avião.

635- Aeroclube do Chimoio 1971



Equipa do Aeroclube do Chimoio vencedora de Festival Aéreo de Inhambane, nos princípios do mês de Novembro de 1971 e noticiado no Notícias da Beira a !2/11/71.

Vitor 1º voo solo.1

Vito
r 1º voo solo.2
Vitor 1º voo solo.3
Vitor 1º voo solo.4

Fotos enviadas por Vítor Santos acompanhadas pelo texto a seguir referidas:

"Envio mais alguns elementos da minha passagem pelo Aero Clube do Chimoio.

Imagens do CR-ABZ no meu primeiro voo solo que ocorreu no dia 7 de Novembro de 1971. Em algumas imagens vê-se o meu instrutor, António Rebelo.

Dois recortes de imprensa da equipa do Aeroclube do Chimoio, que se destacou num festival Aeronáutico em Inhambane, nos princípios do mês de Novembro de 1971 e noticiado no Notícias da Beira a 12/11/71.

Vitor Santos"

Obrigada.