Jorge Pereira Veloso, nasceu a 17 de Dezembro de 1927 na cidade de Joanesburgo.
Alistou-se na Força Aérea Sul-africana como voluntário, tendo completado o treino de voo no caça Spitfire em 1945, pelo que foi mobilizado para o destacamento da Royal Air Force Sul-africana que combatia os alemães no Norte de África.
Com a capitulação da Alemanha em 7 de Maio de 1945, não chega a integrar aquela força e é desmobilizado posteriormente.
Vai para Moçambique, onde residia o seu pai, funcionário administrativo, entrando como aluno piloto para a escola de pilotagem da DETA, tendo obtido em 19 de Fevereiro de 1948 a licença de " Piloto Aviador de Transporte Público ".
Na DETA voou praticamente todos os aviões da companhia: Junkers JU-52, Dragon Rapid, Dragonfly, Dove, Dakota, Lockheed 14, Fokker Friendship F-27 (turbo hélice) e Boeing 737-200.
Foi instrutor e verificador, tendo desempenhado o cargo de Piloto Chefe da DETA, onde deixou profundas marcas de renovação e progresso aeronáutico com destaque para a segurança do voo.
Deixa a DETA em 1973, entrando para a TAP nesse mesmo ano.
Na nova companhia, para além de piloto comandante, desempenha inicialmente funções cumulativas no "Gabinete de Segurança de Voo ".
Voa Boeing 727-100/200 e Boeing 737-200.
Em 1985, aos 58 anos de idade e com mais de 25.000 horas voadas, perde a sua licença de voo atingido que foi, por um grave enfarte do miocárdio que o obriga a uma reforma antecipada.
Mantém-se ainda que por pouco tempo, ligado aos centros de formação de pilotos da TAP e posteriormente dedica-se ao simulador de voo que instala no seu PC e que lhe permite sonhar voando aquilo que o destino abruptamente interrompera.
Deixou de poder voar hoje, aos 79 anos de idade, próximo de completar os 80, quando o seu coração deixou definitivamente de bater, cerca das 01:10horas deste domingo dia 21, na terra onde nasceu.
Joaquim Primavera
Parede, dia 21 de Outubro de 2007
Agradeço aos Comandantes Primavera e Vilhena o envio do texto e foto, respectivamente.