27/01/10
26/01/10
650-Cte. Joaquim Primavera e Cte.Faria e Melo
22/01/10
649-Comentário do Cte. José Vilhena sobre o falecimento do Cte. Luís Santos da Costa Branco
22/01/2010
Hoje é sem sombra de dúvida um dia triste para toda uma geração de pilotos que conheceu o Comandante Luis Santos da Costa Branco. Um profissional impar na história da nossa Aviação contemporânea.
Hoje é sem sombra de dúvida um dia triste para toda uma geração de pilotos que conheceu o Comandante Luis Santos da Costa Branco. Um profissional impar na história da nossa Aviação contemporânea.
A atribuição do prémio Carlos Bleck da Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) para 2011, com a realização de um livro sobre a sua vida, vem de certo contribuir para que todos fiquemos a conhecer melhor a sua obra, como Homem e Profissional da Aviação. Pena é que não possa já participar em vida nesta justa e tardia homenagem.
Moçambique ficou de certo mais pobre, com a perda deste Grande Senhor, que como tantos outros, ajudaram a construir a Aviação naquelas terras longínquas do Índico.
A minha singela homenagem a alguém, que para todos nós pilotos profissionais, sempre foi um exemplo.
José Vilhena
Almoço anual do pessoal da DETA, a 24 de Abril.
Para conhecimento dos antigos funcionários da DETA .
O almoço anual do pessoal da DETA, realiza-se no próximo dia 24 de Abril no restaurante da antiga FIL.
As inscrições podem ser feitas até 15 de Abril para o Carlos Mendes tel. 96 666 24 28 ou 21 363 47 99.
Com os meus agradecimentos.
J.Monteiro
21/01/10
648 - Faleceu o Cte. Luís Santos da Costa Branco, ex-Comandante da DETA

Faleceu hoje o Cte. Luís Santos da Costa Branco
O Voando em Moçambique apresenta condolências à família
Nascido a 25 de Outubro de 19 17 em Vila Nova de Oliveirinha, Luís Branco é considerado "um pioneiro nos transportes aéreos portugueses", sendo um dos mais antigos pilotos da primeira transportadora de linha aérea nacional, que foi a DETA (hoje Linhas Aéreas de Moçambique).
Teve em 1933 o seu baptismo de Voo com o Capitão Piloto Aviador João Luís de Moura. Foi admitido como praticante de escritório nos Caminhos de Ferro de Moçambique a 13 de Maio de 1936. A 6 de Maio desse ano iniciou a instrução de voo no Aero Clube de Moçambique tendo como instrutor Jimmy Childs, piloto Sul Africano que combateu na 1ª Grande Guerra. Efectuou o seu primeiro voo a solo a 2 de Junho de 1936 e foi nomeado Aluno Piloto Aviador da DETA. Em 28 de Outubro de 1937 iniciou o curso de qualificação para Piloto de Aviões de Transporte Publico. Em 1939/1940 frequentou o curso de Radiotelegrafista de Aeronaves na Escola Telégrafo-postal dos CTT, recebendo o respectivo certificado do Serviço de Aeronáutica Civil (SAC) em 15 de Julho de 1940, tendo ingressado nas carreiras aéreas da DETA.
Posteriormente efectuou cursos em Inglaterra, Holanda e Estados Unidos, nomeadamente cursos de qualificação em Fokker Friendship F27 e Boeing 737. Voou Hornet Moth, Dragonfly, Dragon Rapide, Junkers 52, Lockheed Electra e Lodestar, Dakota, Friendship e Boeing 737. Foi durante vários anos instrutor, verificador e Piloto Chefe da DETA. Completou 33.800 horas de voo no total, tendo muitas delas sido realizadas quando ainda não existiam as mínimas condições de apoio à navegação, uma vez que se iniciava em todo o mundo o hoje cómodo e seguro transporte aéreo"

Além de ter representado a antiga DETA em várias reuniões e eventos internacionais e de ter transportado diversas persolidades, participou na elaboração da primeira legislação nacional sobre tempos de voo e repouso dos tripulantes de voo.
Oficial da Ordem Militar de Cristo e Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, possui ainda vários louvores, destacando-se um atribuído em 1953 por ter evitado "um acidente de graves consequências ao comando do avião bimotor Lockheed-14, com um dos motores a arder e outro a falhar".
O comandante Luís Santos da Costa Branco cumpriu o seu último voo em Moçambique, aos comandos do avião Boeing- 737, no dia 22 de Maio de 1976 , numa carreira regular Lourenço Marques - Joanesburgo - Lourenço Marques.
A Aviação em Moçambique muito ficou a dever ao Cte. Luís Branco pelo grande labor, empenhamento, esforço e entusiasmo. Para as novas gerações de pilotos foi sempre um marco e uma referência.
Transcricto do artigo 57 deste blogue
09/01/10
08/01/10
646-Fotos de Rui Oliveira (ex-despachante de tráfego e comissário de Bordo da DETA)
Em relação à minha identificação eu era sobrinho do sr. Raul Monteiro (Chefe de Escala), e estive no aeroporto da Beira entre Março de 69 a Agosto de 70, altura em que fui para tropa. Depois da do serviço militar fui colocado em Lço. Marques e em Janeiro de 75 fui para comissário de bordo, onde permaneci até Junho de 77.
Rui Oliveira
07/01/10
644-António da Cunha Alegre - piloto da COMAG e da ETAPA
Shrike Commander
Antonio Cunha Alegre
Antonio Cunha Alegre
O meu nome é Paulo A. Guapo da Cunha Alegre, nasci e vivi em Moçambique, em concreto, em Nampula, Porto Amélia e Montepuez.
O meu Pai - António ("Toninho") da Cunha Alegre - foi piloto da COMAG e da ETAPA, tendo voado também nas FAV (consta na lista de Pilotos da ETAPA, no Vosso artº. 639 de 19/11/2009).
O Cmdt. Olímpio Craveiro foi instrutor e colega do meu Pai, e Amigos de longa data, pelo que, me lembrei de remeter algumas fotos do mesmo.
Cordiais cumprimentos
--
Paulo da Cunha Alegre