

Foto e comentário de Garth Hamilton, filho de Dion Hamilton, já referido neste blog.
Carlos Borges Delgado Júnior (esq.) um dos primeiros pilotos da DETA , fotografado com José Maria Pires do Vale.
Nos finais de 1936 foram enviados para a África do Sul, mais precisamente para o Witwatersrand Technical College´s School of Aviation, os alunos-pilotos Gabriel da Visitação Zoio, Carlos Borges Delgado Júnior e José Maria Pires do Vale, além dos mecânicos/rádio telegrafistas Albino Duarte Lopes, José Monteiro Júnior, José Amado Neves, Francisco Ernesto Barroso, Virgílio Peixoto e Francisco Emanuel Leite Fragoso.
O objectivo consistia na obtenção da licença de piloto de transporte público. Foi seu instrutor o Capitão E. M. Donnelly e terminaram o curso em finais de 1937.
Borges Delgado foi posteriormente chefe de tráfego da DETA entre 1943 e 1956, continuando a voar como piloto. Atingiu as 9.000 horas de voo antes de se retirar definitivamente da aviação.
Foto e comentários do Cte. José Vilhena.
Para a sobrinha Marocas. O Seu Tio já foi referido noutros artigos (143, 267 e 330). Fico a aguardar as possíveis preciosidades do espólio aeronáutico do seu Tio.
Obrigada
Luísa
Onde se presume que o esquema de pintura da cauda dos aviões da TAZ era as 4 listas horizontais paralelas, não é completamente correcto. Foi de facto assim durante alguns anos. Os aviões azuis claro ou de 2 tons e as 4 listas em azul-escuro. Os CR-AHI e CR-AJA que a Taz vendeu à TAN eram assim e assim se mantiveram até porque o sócio maioritário da TAN era a TAZ.
É minha convicção que o Aztec do item 349 é o CR-AJA da TAN (aquele esquema de pintura na fuselagem frontal só foi usado neste avião e com as necessárias adaptações por o nariz ser mais curto, no CR-AHI.
Comentários de Cte. Vitor Silva
Imprimi a fotografia mandei ao Rolando Mendes para tirar a limpo umas dúvidas. Por telefone disse – me o seguinte:
O piloto do Comanche era ele próprio, na fotografia frente à asa direita, de costas e mãos na anca .
Informou também que este avião foi comprado à TAM pela sua empresa (TAC- Nampula) depois de algum tempo ao serviço da TAC.
Ficaram assim esclarecidas as minhas dúvidas, pois não percebia como podia operar em Cabo-Delgado num voo local (Mocimboa – Muidumbe) um avião duma empresa com sede na Beira (TAM).