18/12/21

922 - Coronel PILAV Armando Luís de Sousa Vieira

Nasceu em Lisboa na Av. Almirante Reis nº 15, a 24 de Outubro de 1922.

Qualificações Académicas - 3º Ano Engenharia Mecânica da Escola Politécnica de Lisboa

1938- FREQUENTA O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.

1940- CURSO DE OFICIAL PILOTO MILICIANO.

1940- CURSO DE OFICIAL PILOTO DA ESCOLA DO EXÉRCITO.

1943- PROMOVIDO A ASPIRANTE PILOTO AVIADOR.

1943- COLOCADO NA BASE AEREA Nº1, SINTRA, ONDE COMPLETA O CURSO DE OFICIAL PILOTO AVIADOR.

1946- PROMOVIDO A ALFERES PILOTO AVIADOR.

1948- ENVIADO PARA OS EUA, FAZENDO PARTE DO 1º GRUPO A IR BUSCAR OS PRIMEIROS QUADRIMOTORES PORTUGUESES, (DOUGLAS C-54 SKYMASTER, BOEING SB-17G FORTRESS).

1948- COLOCADO NA BASE DAS LAJES, AÇORES.

1949- PROMOVIDO A TENENTE PILOTO AVIADOR.

1950- COLOCADO NA BASE AEREA DE TANCOS, (SPITFIRE).

1950- REGRESSA Á BASE AEREA Nº1, SINTRA, PARA OS TRANSPORTES AÉREOS MILITARES, ONDE COMPLETA O CURSO DE ESTADO MAIOR, (DOUGLAS DC-3 DAKOTA, AVRO 626).

1953- PROMOVIDO A CAPITÃO PILOTO AVIADOR..

1956- PROMOVIDO A MAJOR PILOTO AVIADOR..

1956- ENVIADO PARA A PORTELA, AERODROMO BASE Nº1, PARA COMANDAR OS TRANSPORTES AÉREOS MILITARES, (DOUGLAS DC-3 DAKOTA,BEECHCRAFT D-18, GRUMMAN G-44 WIDGEON, DOUGLAS C-54 SKYMASTER).

1959- PROMOVIDO A TENENTE-CORONEL PILOTO AVIADOR, por ordem do GENERAL BOTELHO-MONIZ, MINISTRO DA DEFESA.

1959- ENVIADO PARA PARIS, FRANÇA, NA QUALIDADE DE ADIDO MILITAR, AÉREO E NAVAL DE PORTUGAL.

1963- PROMOVIDO A CORONEL PILOTO AVIADOR.

1963- NOMEADO PARA O CARGO DE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA 3ª REGIÃO AÉREA, LOURENÇO MARQUES, MOÇAMBIQUE, ONDE TAMBÉM FOI COMANDANTE DAS FORÇAS AÉREAS DA ZONA DE INTERVENÇÃO NORTE (ZIN). (DOUGLAS DC-3 DAKOTA, AUSTER D-4 e D-5, DORNIER DO-27 e NORTH AMERICAN T-6 HARVARD).

1966- NOMEADO DIRECTOR DOS SERVIÇOS DE AERONÁUTICA CIVIL DE MOÇAMBIQUE (SAC).

1970- REGRESSO Á METROPOLE COM PEDIDO DE PASSAGEM Á REFORMA (RESERVA) NA PATENTE DE CORONEL.

1971- INGRESSA NA TAP COMO COMAMDANTE DE BOEING 727, COM CERCA DE 9.000 HORAS DE VOO, UM ANO DEPOIS É PROMOVIDO A COMANDANTE DE BOEING 707, ONDE TAMBEM EXERCEU O CARGO DE DIRECTOR DOS SERVIÇOS DE PLANEAMENTO E RECRUTAMENTO DO PESSOAL NAVEGANTE.

1982 - REFORMADO AOS SESSENTA ANOS. 1986- COMEÇA UMA NOVA FASE DA SUA VIDA COMO DIRECTOR DA SECÇÃO DE GOLFE DO CLUBE TAP.

FALECEU EM LISBOA A 30/08/2019 COM 96 ANOS DE IDADE.







Sem comentários:

Enviar um comentário