06/01/14

853 - DH.87B Hornet Moth na DETA


Foto de Paulo Pires Teixeira
CR-AAA - Vila Cabral
CR-AAA - Vila Cabral
CR-AAA - Vila Cabral
CR-AAA - Vila Cabral
CR-AAA - Vila Cabral
CR-AAA - Vila Cabral - Foto de Mário Neto Pereira
CR-AAA - Vila Cabral
1 – Calçada Basto 2 – Engº Pinto Teixeira Dentro do avião - Dr. José Nunes de Oliveira, governador-geral de Moçambique que assinou o Diploma Legislativo n.º 521 publicado no Boletim Oficial n.º 34 - 1ª série que criou a DETA.


CR-AAA - Vila Cabral - Foto de Paulo Nóia Pereira
CR-AAC

CR-AAC

 CR-AAC
 CR-AAC
CR-AAC
CR-AAC


O CR-AAC “Nacala” no Xai- Xai em 1944


Construído em 1936 em Hatfield (Reino Unido), com o número de série 8104, o DeHavilland DH87B Hornet Moth CR-AAC foi adquirido por Armando Torre do Valle a 8 de Setembro desse ano tendo-o baptizado de “Gaza V”.

Após a sua morte a 16 de Setembro de 1937, foi o avião vendido à DETA (Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos). Baptizado de “Nacala”, tal como o seu irmão gémeo o CR-AAA, foi inicialmente destinado à instrução dos seus pilotos, bem como a fretamento de carga e correio, não levando mais do que um passageiro além do piloto, este avião sulcou os céus de Moçambique, desde Lourenço Marques a Mocímboa da Praia, último destino da DETA na altura. Mais tarde, em Agosto de 1967, foi oferecido ao Aero Clube de Moçambique pelo Engº Abel de Azevedo, Director da DETA, tendo sido baptizado com o seu nome. Após cinco anos a voar neste Aero Clube, mais uma vez muda de casa em 1972, quando passa a pertencer ao espólio do Museu do Ar.

Permanece imaculado no pólo deste museu em Sintra, perpetuando a saga dos aviões que sulcaram os céus de Moçambique.

Como curiosidade ambos os aviões resistiram até aos nossos dias, o CR-AAA no hangar da LAM em Maputo e o CR-AAC no Museu do Ar em Sintra.

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