Inicia as suas operações com base em Vila Cabral a 1 de Setembro de 1968, contando para o efeito com cinco pilotos: Vitor Silva, C. Rodrigues, Leiria, Pinto e Lourenço.
Entre os seus accionistas iniciais estiveram Pio Alberto de Miranda Cabral, Luis de Miranda Cabral, Durval da Cruz e Silva, João Ventura Parreira, José João de Figueiredo Dionísio e Vitor Manuel Gonçalves da Silva.
Com uma frota inicial composta por dois bimotores Piper Aztec (CR-AHI e CR-AJA), passa a contar a partir de Agosto de 1969 com mais uma unidade deste tipo, o CR-AKQ.
Desafiando todos os obstáculos cria logo no seu inicio uma rede de operações que cobria 10.000 quilómetros de carreiras regulares, conseguidas com material algo obsoleto, um deficiente sistema de comunicações e pistas mal preparadas para uma operação segura.
Graças à tenacidade e teimosia dos seus responsáveis, a TAN consegue impor-se como um parceiro credível a todos os seus passageiros, civis ou militares.
A 11 de Abril de 1970 é uma das fundadoras do grupo EMAC – Empresa Moçambicana de Aviação Comercial SARL, por escritura publicada no Boletim Oficial da Província nº 32 – III Série, contado a partir daí com o suporte fundamental que este grupo lhe passou a dar.
Em 1971 é substituído o Piper Aztec CR-AHI pelo BN-2A-3 Islander CR-AMS proveniente da fábrica.
Ainda nesse ano são usados três BN-2A Islander CR-ALQ, CR-ALR e CR-ALS, pertencentes à EMAC.
Novos pilotos passam pelos seus quadros a partir de 1972, Artur Cardoso, F. Braga, Relvas, Águas, Pinto Ferreira, Lima, Fernandes e Fernando Subtil.
Em 1976 e após a independência de Moçambique, foi a empresa integrada na COMAG - Companhia Moçambicana de Aviação Geral.
CR-AMS
CR-AHI
CR-AHI - Foto enviada por Victor Silva
CR-AJA. Foto de Joaquim Santos
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
CR-AHI - Foto enviada por Victor Silva
CR-AJA. Foto de Joaquim Santos
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
CR-AJA
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
Aterragem “sem trem” em Révia. Piloto Com.Rodrigues (Marinha)
Piper PA-23 Aztec 250B "CR-AJA"
CR-AJA

Aeródromo de Vila Cabral

No ponto fixo matinal, no dia 5 de Junho de 1970, o mecânico altamente qualificado da FAP Adelino Jorge Martins Barros, depois de arrancar os motores, retirou os calços do avião que iniciou imediatamente uma rolagem relativamente lenta.Aeródromo de Vila Cabral
Aztec da TAN (Transportes Aéreos do Niassa) CR-AKQ albarroando a casota do lubrificantes da Shell em Vila Cabral
Tentou segurá-lo à mão, mas não conseguiu. Um dos hélices decepou-lhe o braço e a perna do lado direito do corpo.
A rolagem prosseguiu sem ninguém aos comandos, indo o avião embater na casota dos combustíveis e lubrificantes. Foi uma tragédia.
Fotos de Vítor Silva
Texto de Vítor Silva e Fernando Urgel Antunes
BN-2A-3 Islander "CR-AMS"
Segundo Vítor Silva o CR-AMS era tripulado (90% de certeza) pelo Artur Cardoso (o piloto mais internacional da TAN).
Dados de Cte. José Vilhena Foto de Vítor Silva
BN-2A-3 Islander "CR-AMS"
BN-2A. Foto de Simões Fernandes Manuel

CR-AMS - BN2A-3 Islander

Piper PA-23 Aztec 250 "CR-AHI"e a aterrar o CR-AJH da CASS
Foto enviada por Nuno Calhau
BN-2A-8 Islander "CR-ANJ"
Espólio de António Mathias
Espólio de António Mathias
Piper PA-23 Aztec 250D "CR-AKV"
Espólio de António MathiasPiper PA-23 Aztec 250D "CR-AKV"
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" nas Quirimbas
Foto de Pedro Mathias
Foto de Pedro Mathias Piper PA-23 Aztec 250E "CR-ANI" (Inhaca)
Foto de Pedro Mathias Piper PA-23 Aztec "CR-ANI" e "CR-AKV (Porto Amélia)
Foto de Pedro Mathias
Foto de Pedro Mathias
Obrigado.
ResponderEliminarVoltei a ler o nome de Durval da Cruz e Silva que foi brilhante piloto da TAZ.
Onde é que ele estará que tantas histórias poderia contar.
Não o reconheci em nenhuma foto.
Não sei onde etá o cte. Durval, mas vou indagar.
ResponderEliminarObrigada pelo eu comentário.
Durval da Cruz e Silva: tópico 29 (Transportes Aéreos da Zambézia: http://voandoemmozambique.blogspot.com/2006/10/29-transportes-areos-da-zambzia-taz.html
ResponderEliminarRoger!
ResponderEliminarTinha deixado passar o tópico 29.
Obrigado.
O Durval faleceu em Portugal em Outubro de 1990. Hoje por acaso encontrei este blog e fiquei muito contente por ter encontrado duas fotos dele e algumas histórias. Sei que o meu pai ficaria muito contente por ler algumas destas histórias que relatam a Aviação em Moçambique. Sou o filho mais velho do Cmt Durval.
ResponderEliminarMário Jorge Ferreira da Cruz e Silva
Mario Cruz Silva muito obrigada pelo seu comentário. Se tiver fotos e/ou documentos relacionados com o tempo da aviação em Moçambique,do seu pai teria muito prazer em colocá-los no blogue.
ResponderEliminarAbraços
Luísa Hingá
Prezados senhores,
ResponderEliminargostaria de receber mais informações sobre o socio Pio Cabral. Além da TAN ele teria outras empresas no setor da aviação? Sou a sua filha Maria Margarida Cabral. Grata pelas informações.
Com os melhores comprimentos
Ao ler e ver o que aqui foi exposto fez me recordar colegas e voos e evacuações noturnas por mim efectuadas por aquelas bandas...
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