23/02/11

729 - Aviação Geral em Moçambique (1980-1990)


Dois Cessna A.188B da CAPA - Companhia Aérea de Pulverizações Agrícolas

Cessna 150 provávelmente do Aero Clube da Beira

CR-AEC, CR-AQQ e CR-AQX

CR-AHB, Dakota dos SAC (ex.DETA "Mecula")

Cessna Cardinal CR-AKJ de J. Foster

CR-ANQ, CR-ANAe BCR-ANR

Dakotas da FAP

DO-27

CR-AFV - GPZ (Gabinete do Planeamento do Zambeze)

CR-ANV - GPZ (Gabinete do Planeamento do Zambeze)

CR-APH - Cessna A.188B Agpickup da CAPA - Companhia Aérea de Pulverzações Agricolas .

Piper PA-23 Apache 160 “CR-AGB” da TAM (Beira) e CR-AFV, do GPZ

CR-ACB - Piper Cub do AeCM

CR-AEC - Piper Cub do AeC de Nampula

CR-ALB - Piper Vagabond do AeC de Trigo de Morais

CR-ANA - Governo Geral de Moçambique

CR-ANQ - Governo Geral de Moçambique

CR-ANR - Governo Geral de Moçambique

CR-AQQ - Auster do Aeroclube de Nampula (Delegação de Nacala)

CR-AQX - Auster do Aeroclube de António Enes

Tiger Moth abandonado em local desconhecido.

CR-AFM - Piper Tripacer do AeC de Moçambique

No final da década de 80, quase todos estes aviões ou o que deles restaram rumaram à África do Sul para serem restaurados e muitos deles voam actualmente.
Moçambique ficou praticamente sem aviação geral....
Foi o fim dos Aeroclubes naquela parcela do Índico...

Fotos de John Miller e Ian Popplewel

1 comentário: