Com 93 anos de idade, faleceu hoje no Estoril o Engenheiro Abel Neves de Azevedo, que foi Director Geral da DETA (Linhas Aéreas de Moçambique) entre 1966 e 1974.
Nasceu a 12 de Julho de 1917 em Lourenço Marques, tendo-se formado com 22 anos em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia do Porto, trabalhando durante algum tempo na aeronáutica militar em Portugal.
Regressou a Moçambique, sua terra natal, em 1943, iniciando a sua carreira nos Caminhos de Ferro como Engenheiro praticante.
Ingressou na DETA em 1944 como engenheiro chefe de material e oficinas, substituindo neste cargo o Engenheiro Jorge Manuel Carregal Ferreira.
Em 1958, o Engenheiro Abel Azevedo foi nomeado Director-Adjunto da DETA função que desempenhou, até à sua nomeação como Director Geral em 1966, substituindo no cargo o Coronel Armando Cerqueira da Silva Pais.
Que descanse em paz.
Os nossos pêsames à família.
Em nome da minha familia e em meu proprio nome tambem, quero agradecer esta homenajem ao meu tio Abel(irmao mais velho da minha Mae). Tb quero agradecer os pêsames que transmitirei a familia.
ResponderEliminarUm abraço,
Nini Azevedo Machado
O Senhor Engenheiro Abel Neves de Azevedo, que foi Director Geral da DETA (Linhas Aéreas de Moçambique) entre 1966 e 1974, e eu muito admiro, teve comigo 3 atitudes de um extraordinário carinho que jamais esquecerei.
ResponderEliminar1.Aceitou em 1971 o meu pedido para efectuar um estágio na DETA em LM no Dep de Manutenção e Engenharia depois de eu ter terminado o meu curso de Electrotecnia e Máquinas no I.I.C.Beira;
2.Embora sabendo, que uns 10 meses mais tarde (1972) iria ingressar no serviço militar obrigatório, aceitou a minha admissão na DETA como Radiomontador de 1a. classe;
3. No decurso de 2 anos (1972 a 1974) enquanto decorria o meu serviço militar no interior das províncias de Tete, Manica e Sofala (zonas de guerra) aprovava a emissão de bilhetes de avião que eu utilizava para voar dentro de Moçambique sempre que havia disponibilidade e os meus comandantes militares deixavam e foram muitas vezes. Jamais o esquecerei. Os meus melhores cumprimentos à sua família e paz à sua alma! Manuel da Silva