21/10/10

710-Maria Del Pilar Ibarra Martins


Obteve a sua licença de piloto particular de aeroplanos em Junho de 1960 no Aero Clube da Zambézia em Quelimane de onde era natural.

Pertencente a uma família ligada à aviação, o seu irmão Henrique era piloto da DETA e posteriormente transitou para a TAP, cedo despontou para esta actividade maioritariamente ligada a elementos do sexo masculino.

Ambicionando voos mais altos, acabou por fixar residência na capital daquela ex-colónia, Lourenço Marques, aí continuando os seus voos para a obtenção da tão almejada licença de piloto comercial.

Acabou por ingressar no núcleo de pilotos do Serviço Médico Aéreo onde permaneceu até 1977, data em que abandonou Moçambique.

A sua actuação nestes serviços foi sempre não remunerada, sendo o seu objectivo conseguir a experiencia de voo com vista à sua ambicionada profissionalização. Averbou cerca de quatro centenas de horas de voo, grande parte das quais em bimotor Islander através do vasto território de Moçambique. No característico avião branco com a cruz vermelha nas asas, médicos, enfermeiros e medicamentos levavam a tão carenciada ajuda a todos os doentes que dela necessitavam.

A 10 de Outubro de 1972, quando efectuava um voo entre Lourenço Marques e Quelimane num mono motor Piper Cherokee do Aero Clube da Zambézia com três passageiros a bordo, sofreu uma invulgar ocorrência quando sobrevoava a inóspita região de Mabote no interior de Inhambane, que provocou fortes vibrações na estrutura da aeronave. Tal ocorrência resultou da fractura hélice a 10.000 pés de altitude. Apenas com danos materiais ligeiros, a aterragem de emergência teve lugar na lagoa de Banamana.

Foi a única aviadora portuguesa membro do famoso clube das 99 (Ninety Nine Club), fundado em 1929 nos EUA por 99 aviadoras que teve como primeira presidente Amelia Earhart.

4 comentários:

  1. Era uma lindissíma mulher.
    Por casualidade o novo romance de José Rodrigues dos Santos tem como pano de fundo o Serviço Médico Aéreo.

    ResponderEliminar
  2. Ele é filho do Dr. Paz e temos diversos artigos sobre ele.
    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Não sabia.
    Muito obrigado pela informação.

    ResponderEliminar
  4. A Pilar foi minha Amiga e colega no colégio em Quelimane. Sofri com o seu dasaparecimento tão precoce!
    Gostaria de ver aqui, nesta espaço, fotos da minha prima Mª josé Lobo que foi tb hospedeira da Deta.
    Obrigada
    Graça (zambezianachuabo.blogspot.com)

    ResponderEliminar