
Além do “CR-AAC”, o De Havilland Hornet que pertenceu à DETA e ao Aero Clube de Moçambique, (Post 50, 118, 346 e 347), também o “CR-ACL”, o De Haviland Dove que pertenceu à DETA reside em Portugal.
De seu número de série 4157, foi comprado novo pela DETA (Moçambique) em 1948 e baptizado por “Mutarara”. Emigrou em 1962 para Cabo Verde, comprado pelos TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde, para ostentar a matrícula “CR-CAL” e o nome de baptismo “Mindelo”.
Voou para Portugal após 1974 e jaz na OTA desde então, com a finalidade de um dia fazer parte do espólio activo do Museu do Ar.
Será que vai ser recuperado com as cores da DETA?
Igualmente o seu irmão gémeo “CR-ACI” “Inhambane”, também oriundo da DETA, virou “CR-CAK” “Praia” e apodrece a um canto na Ilha de S. Tiago em Cabo Verde.
De seu número de série 4157, foi comprado novo pela DETA (Moçambique) em 1948 e baptizado por “Mutarara”. Emigrou em 1962 para Cabo Verde, comprado pelos TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde, para ostentar a matrícula “CR-CAL” e o nome de baptismo “Mindelo”.
Voou para Portugal após 1974 e jaz na OTA desde então, com a finalidade de um dia fazer parte do espólio activo do Museu do Ar.
Será que vai ser recuperado com as cores da DETA?
Igualmente o seu irmão gémeo “CR-ACI” “Inhambane”, também oriundo da DETA, virou “CR-CAK” “Praia” e apodrece a um canto na Ilha de S. Tiago em Cabo Verde.
Texto e fotos do Cte. Vilhena, a quem não me canso de agradecer.
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