28/05/07

323-Acidente mortal do Cte. Luís Eugénio Faria



Imagem do avião

Transcrição da noticia do falecimento de Luís Faria em Pemba, feita por Armando Cepeda:

"São 22 horas em Pemba e estou a chegar , vindo de casa do Herculano Faria. Como devem pensar a tristeza impera naquela família...O nosso velho amigo LUÍS FARIA desapareceu do nosso convívio. Tinha chegado de Maputo com o seu novo monomotor. Sonhava voar, voar.
Neste sábado, numa viagem de Pemba/Ibo/Mocimboa da Praia/Palma/Pemba, veio a falecer num estúpido acidente:
Ao fazer-se à pista de MPraia um pelicano veio de encontro..."

Informação recebida do Cte. Vítor Silva acerca do Cte. Faria e fico a aguardar que me conte a história para a colocar aqui:

"Foi piloto do nosso tempo, protagonizou a fantástica fuga de Moçambique para Lisboa com o BN2 da Tâmega/Acil etc., etc."

Noticia copiada daqui.

322-Aeroporto de Mavalane-Lourenço Marques

Agradeço a John Heggblom, a cedência destas fotos tiradas pelo pai "Connie" Heggblom, no principio dos anos 50. Thank you John.

1ª. Aerogare



320- CR-ABK, da DETA

CR-BAK
Agradeço a John Heggblom, a cedência destas fotos tiradas pelo pai "Connie" Heggblom, em Moçambique, no principio dos anos 50.
Dados cedidos pelo Cte. Vilhena.

319 - CR-AAM, da DETA



Agradeço a John Heggblom, a cedência destas fotos tiradas pelo pai "Connie" Heggblom, em Moçambique, no principio dos anos 50.
Dados cedidos pelo Cte. Vilhena.

318-Pista da Gulf Oil em Moçambique

Mensagem que acompanhava a foto:

Thank you for the interest in my father's photos from Mozambique.

He was general manager for the Gulf Oil Company in Mozambique from 1948-1957. Most, if not all, of the photos relate to the use of DETA to fly people/supplies from Lorenzo Marques out to the field.

I have still to edit and submit the photos I have to airliners.net. You may, of course, post these photos to your portal.

I will include a shot today of the airfield built by Gulf Oil. I would be grateful if you could somehow ask in your portal if anyone remembers this airfield, where it was located (near a town or river), is it still there, etc. I have used google 'satellite' criss-crossing Mozambique looking for the old airfield. I know Gulf's first 5 wells were in the Pemba region (I believe). It was after we left in 1957 that Gulf starting exploring further north. It is possible the field has overgrown with bushes and trees where it is no longer visible.

Quem se lembra onde era a pista? Pande???


Mais uma foto tirada por "Connie" Heggblom, em Moçambique, no principio dos anos 50.

25/05/07

317-CR-ACT da DETA , Lodestar na pista da Gulf Oil


Agradeço a John Heggblom, a cedência destas fotos tiradas pelo pai "Connie" Heggblom, em Moçambique, no principio dos anos 50.
Dados cedidos pelo Cte. Vilhena.

316-CR-AAK da DETA


Thank you John Heggblom, pela cedência destas fotos tiradas pelo pai "Connie" Heggblom, em Moçambique, no principio dos anos 50..
Dados cedidos pelo Cte. Vilhena.

24/05/07

315-CR-AAL, da DETA



Esta foto foi tirada em Moçambique, por "Connie" Heggblom, em 1954.
O filho John Heggblom autorizou a colocação neste blog. Thank You.

Dados do avião cedidos pelo Cte. Vilhena.

314-Elementos referentes à DETA no periodo 1951 / 1954

(Retirados do Anuário da DGAC de 1954)



Dados recolhidos pelo Cte. José Vilhena

21/05/07

313-Almoço Rui Barros e colegas da DETA

Quem se lembra dos nomes?1-Isabel Morais
2-Gilberto
3-Eduardo Vasconcelos
4- Garcia(da aeronáutica)
5- Gaudêncio
6- Dida Rocha
7-Rui Barros

Foto de Rui Barros
Identificação dos nomes: Carmo, irmã da Dida Rocha, a quem agradeço.

312-Iniciativas da DETA

Documento de Rui Barros.Identificação de alguns dos nomes Enf. Chefe DETA A. Rocha

311 - Publicidade da DETA


Alguns dos cartazes da Publicidade já tinham sido publicados no blog, mas desapareceram. Os mais recentes foram enviados por São Camposinhos, e foram-lhe dados pelo Cte. Strecht. Há também alguns oferecidos pelo Arquitecto Chico Ivo.





Documentos de Rui Barros

PUB (1958)

15/05/07

308-CR-BAB da DETA em Seattle e S. Tomé

São Tomé - Natal 1969. Viagem de Seattle para LM.
O CR-BAA está a abastecer c/ um reactor a funcionar- O APU tinha-se avariado na viagem.
CR-BAB-Na linha de saída em Seattle em Dez 1969.


Fotos e legendas do Piloto da DETA Gilberto.

07/05/07