30/03/07

265-Carlos Machado da Cruz - Acidente com o CR-AOC em 29.03.1974 em Mueda


Carlos Fernando Machado da Cruz - PACHANCHO:
Em 29 de Março de 1974, Carlos Fernando Machado da Cruz (Pachancho) piloto do CR-AOC ETAPA, durante a aproximação nocturna à pista de Mueda com teto e visibilidade reduzidos, para evacuação de um militar, supôe-se que (entre outras hipóteses como a de ter sido alvejado pelos terroristas da Frelimo e atingido, foram aventadas mas não confirmadas na época) entrou em perda antes da cabeceira da pista (lado da povoação) e acabou por embater na copa de uma árvore.
Avião e piloto ficaram carbonizados pelo fogo consequente ao acidente.
Nesse dia estava de folga. No dia seguinte faria o ultimo voo para a Etapa e sairia para ingressar na DETA. Foi chamado pelas 18:30 (estava em casa da "Avózinha" ao lado do cinema velho de Porto Amélia na parte baixa da cidade) para ir fazer a evacuaçao de um militar de Mueda para Nampula por não haver mais nenhum piloto disponivel.
O acidente foi a 29 de Março à noite, os destroços localizados e o corpo transladado de Mueda para Porto Amélia na mesma noite e o funeral a 30 de Março, dia do aniversário de seu Pai, Sr. Machado da Cruz.
- Informações fornecidas por Armindo Vassalo, Nuno Figueiredo e Rolando Mendes Informação transmitida por Vítor Silva e actualizada por J. Gabão

Data do acidente corrigida. Confirmado pela mãe do piloto que morreu a 29.03.1974. Obrigada J. Gabão.

1 comentário:

  1. Lembro me deste trágico acidente. Estava de serviço no Tráfego Aéreo em Nampula.

    ResponderEliminar