01/03/07

239 - Matrículas em Portugal e Colónias

A história da grande confusão das matrículas nas Colónias Ultramarinas Portuguesas.Inicialmente Portugal começou por utilizar o prefixo C-PAAA!
Para Moçambique, primeira ex-colónia a ter máquinas voadoras, atribuiu-se o C-PMAA!
Por volta de 1929, Portugal alterou o prefixo P- para CS- (CS-AAA), atribuindo às colónias o CR- .
Moçambique, como primeira colónia “aérea”, adoptou o CR-MAA, seguindo-se-lhe o CR-MAB, CR-MAC.......... Provavelmente com o M de Moçambique!
Angola que entretanto tinha recebido os seus primeiros aviões por essa altura, resolveu começar a atribuir as suas próprias matrículas, iniciando a série com o CR-BAA, CR-CAA, CR-DAA e lá foi bater no CR-MAA que já existia em Moçambique!
Estalou-se então a confusão neste País à beira mar plantado!
Houve que pôr ordem no convento!
E por volta de 1937 o dono da casa determinou que Moçambique, como primeira candidata, ficaria com o CR-AAA (talvez tivesse ficado melhor em Angola por se iniciar com o A).
Angola, como provavelmente para lá de Luanda pouco se conhecia, ficou com o CR-LAA.
Na década de cinquenta entraram finalmente as outras colónias na rota aérea e como tal foram-lhes atribuídas as matriculas CR-CAA para Cabo Verde, CR-GAA para a Guiné Portuguesa, CR-SAA para S. Tomé, CR-TAA para Timor, CR-IAA para a Índia Portuguesa e CR-MAA para Macau.
Macau, por ironia do destino nunca teve aviões antes das descolonizações, como tal quando o primeiro apareceu já não existiam colónias e optou por um subproduto da casa mãe, CS-MAA em vez do CR-MAA.
Entretanto Moçambique, em 1971, com a chegada dos primeiros Boeing 737 da DETA, quis marcar a diferença e optou pelo CR-BAA (B provavelmente de Boeing), tendo em 1973 acrescentado o CR-HAA para o primeiro helicóptero da nova HEPAL, já que os helicópteros anteriores ostentavam as matrículas normais, CR-AKZ.
Assim tivemos aviões nas ex-colónias, que ostentaram, pelo menos temporariamente, as mesmas matrículas:


Texto e fotos de Cte. José Vilhena

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