
Muitas publicações especializadas na matéria dão como certo que a DETA voou entre 11 de Junho de 1960 e finais de 1961 um DC-3, mais conhecido por Dakota, com a matrícula CR-AGU. Este avião teria sido alugado à East African Airways (EAA), onde possuía a matricula VP-KJU (Sagana II de seu nome de baptismo). Este avião cujo número de série era 16577/33325, (s/n USAF 44-76993), teria retornado ao seu antigo proprietário, onde veio a acabar os seus dias por volta de 1976.
Contudo consta que no Registo Aeronáutico de Moçambique, esta matrícula aparece atribuída a um Piper PA-12 Super Cruiser, número de série 12-2315, ex: ZS-BPK, que teria sido vendido para a CTA de Angola como CR-LDN.
Além dos seis Dakotas que pertenceram à DETA, será que este também por lá terá andado?
Um mistério para resolver por alguém da DETA que ainda se lembre dele!
Contudo consta que no Registo Aeronáutico de Moçambique, esta matrícula aparece atribuída a um Piper PA-12 Super Cruiser, número de série 12-2315, ex: ZS-BPK, que teria sido vendido para a CTA de Angola como CR-LDN.
Além dos seis Dakotas que pertenceram à DETA, será que este também por lá terá andado?
Um mistério para resolver por alguém da DETA que ainda se lembre dele!
José Vilhena
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