04/10/06

29 - Histórias do Cte Faria Pedroso sobre a TAZ e TAG e Cte Durval.

............Como sempre, quando eu idealizava uma coisa, do pensar ao realizá-la era obra de momento. E assim fundimos os Transportes Aéreos do Gurué com os Transportes Aéreos da Zambézia, e naquela fabulosa Zambézia passou a haver só uma companhia, a T.A.Z..Eu era sócio também.
Foi, sem dúvida, a Companhia mais bem montada e organizada que existiu em Moçambique........
..Quelimane não tinha porto de mar decente. Não tinha hospital decente. Não tinha muitas coisas, mas tinha a sua T.A.Z. e isto significava muito!
E os mosqueteiros do ar fizeram-na andar para a frente....

.....um dos casos mais tristes da minha vida aeronáutica.
Morreu-me um dos maiores amigos dentro do próprio avião: o Camacho da Cruz. Era uma tarde tenebrosa de tempestade e voávamos de Nampula para o Gurué. Consegui chegar a trinta km, mas a chuva era tanta e varri as serras de tal maneira, que a aproximação tornava-se muito difícil e perigosa.
Ao meu lado no "Piper Comanche", vinha o Sá Melo, Recrutador Geral do Gurué e, atrás, o Camacho. Ele sofria do coração e, embora tivesse muita confiança em mim alfigiu-se.........
........O público, em geral, ganhou tanta confiança na rapaziada da T.A.Z. que até já abusava. Era frequentíssimo chamarem a qualquer hora da noite um avião para transportar um doente grave ou ferido. Tudo isso era natural, se os campos a que os aviões tinham de ir, estivessem nas devidas condições, para aterragens nocturnas.
Mas não.


Cte. Durval, da TAZ.

Foto do Cmte Durval
Lembro-me de uma vez o Durval ser chamado a Milange, de noite, porque um funcionário Administrativo, ao limpar uma pistola, tinha metido uma bala na cabeça e, ou o homem vinha ser operado imediatamente ou morria.
Estava um tempo dos diabos, mas o Durval foi. Ele disse-nos que esteve para voltar para trás, não sabe quantas vezes. Há muitas serras à volta de Milange; ele não via nada e tinha que lá descer.
Lembrava-se que se não fosse, o homem morria. E é este o verdadeiro espírito do piloto.....

Mas não foi só ele. Todos os outros passariam o mesmo noutras ocasiões.
( Cmdt. Faria Peixoto)


Acho linda esta homenagem feita a todos pilotos.... seus colegas!!!

São Camposinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário