Fotos: Colecção José Luís da Silva
O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.
A eles dedicamos estas linhas.
José Vilhena e Maria Luísa Hingá
========================
Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com
=======================
Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.
27/10/09
632 - Faleceu o Cte. Tito Livio Esteves Xavier
26/10/09
631-Manuel Gustavo da Veiga Frade - Aeroclube da Beira e TAP

Obigada Cte. Vilhena.
06/10/09
630 - CR-AAX e CR-AAZ Fotos inéditas enviadas por Michael Gormly
CR-AAX is a Lockheed 14-H2 Super Electra, Its' C/N (construction number) is1508. It was delivered 2-6-1940. It was named DETA "Limpopo". It crashedat Inhambane November 14, 1941. I have no idea who the gentlemen are in the photo, none are my father. The photo appears to have been taken at the airport (aerodromo da Beira)
CR-AAZ is also a Lockheed 14-H2 Super Electra, its' C/N is 1511. It too wasdelivered 2-6-1940. It was named DETA "Rovumba". Two photos show it inpieces as it arrived off the ship, the third photo show the completedproduct. It was withdrawn from use in 1954. Once again I have no idea whothe are the gentlemen standing in front of the completed airplane, none aremy father.
The website "golden years of aviation" was a great source of informationregarding airlane registrations.
629-CR-ABZ do Aeroclube do Chimoio
28/09/09
628-DETA: 1º. Transporte de um automóvel em carga aérea
18/09/09
15/09/09
623 - Aeródromo de Vila Cabral


11/09/09
622-Cte. Vasco Abreu faleceu em Johannesburg
Noticia enviada pelo Cte. Joaquim Primavera:À familia e amigos os sentidos pêsames dos administradores deste blogue.
RIP
06/09/09
621 - Cte.Álvaro António Fernandez Ferreira
27/08/09
619-CR-AJZ do Aeroclube de Moçambique

"Cara Luisa,
Uma vez mais cá estou, com mais uma simples contribuição para o seu Blog. Adorei voar neste avião. Havia na altura dois Piper Super Cub no Aeroclube de Moçambique, em Lourenço Marques, o CR-AGO e o CR-AJZ.
O CR-AGO era vermelho e branco e tinha um motor de 90cv, o CR-AJZ era verde escuro e tinha um motor de 125 cv, o que lhe dava um "performance" fora de série. Era um prazer voar nesta máquina.
Cláudio Carvalho "
18/08/09
618 - Video do Aeroporto da Beira anos 70
Extracto retirado do video No outro lado do tempo com a devida vénia.
Vê-se à esquerda o meu Amigo e 1º. chefe do Serviço de Despacho da Aeronáutica Civil, na Beira- David Orlando Cohen.
615-CR-AKI e grupo de pilotos do Aeroclube de Gaza

Parabéns pelo v/blog "Voando em Moçambique". Encontrei-o por acaso e após abri-lo deparei com uma foto do Aero-Clube de Trigo de Morais, onde está o meu sogro, Sr. João Àlvaro Trigo Moutinho, na altura com 41 anos (hoje tem 80), que além de dirigente do Clube era aluno-piloto.
Como também andei envolvido com aviões, pois estive na Escola de Pilotagem do Aero-Clube de Gaza, em 1971, junto anexo uma foto tirada em 28/08/1971, cujos intervenientes são:
De Pé (da esquerda para a direita): Fonseca (da Repartição de Finanças), Abegão Pintos (dos CTT), Instrutor Rui Monteiro, Instrutor Antunes, Instrutor Narciso, instrutor Julião (falecido num acidente de aviação em João Belo, meses depois);
Em Baixo (da esquerda para a direita): Miguéis, Alexandre Morgado, Luís Victor(Conservador),Orlando (Mecânico), ??,e Victor Nunes dos Santos (Eu).
Mando também alguns documentos pessoais, que se quiserem e acharem com interesse podem postar no v/blog.
Vou continuar a visitar-vos.
Um abraço, do Victor Nunes dos Santos (Alface para a malta do Xai-Xai)"










