O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

22/08/17

923 - Vítor Manuel Gonçalves da Silva

Vitor Manuel Gonçalves da Silva nasceu na Guarda em 1940, filho de Joaquim Augusto da Silva e Teresa Miguel Gonçalves. Foi incorporado na Força Aérea Portuguesa como Furriel Piloto Miliciano em 1960 (curso P1/60) tendo sido brevetado na base aérea de S. Jacinto. Realizou o seu primeiro voo a 26 de Maio de 1960 no DHC-1 Chipmunk com o registo 1322. Cumpriu o serviço militar na AB-5 de Nampula em Moçambique, tendo passado à disponibilidade em Outubro de 1965 como Sargento Piloto Miliciano. Permaneceu em Moçambique depois de deixar o serviço militar como piloto comercial, tendo voado em várias empresas de táxi aéreo e acionista entre elas a EMAC, TAN, Emtepua e “Pulverizações K” de Nampula Foi Inspetor de Voo do Serviço de Aeronáutica Civil de Moçambique entre 1973 e 1974. Vários foram os louvores que recebeu por missões realizadas em condições de perigo e risco de vida entre elas a Medalha de Prata de Dedicação e Mérito concedida pelo Governador Geral da província de Moçambique. Realizou o seu último voo em Moçambique em Junho de 1975, tendo regressado a Portugal onde tentou formar uma empresa de táxi aéreo nos Açores, projeto que não conseguiu levar por diante face aos constrangimentos burocráticos de então. O seu voo final teve lugar a 31 de Janeiro de 1996 em Coimbra, tendo averbado um total de 7.430 horas de voo. Faleceu a 03 de Março de 2017.

Museu do Ar
(c/ Júlio Pegado e João Vidal)

Inauguração dos escritórios dos TAN



Inauguração dos escritórios dos TAN
Curso P1/60

S. Jacinto
 Juramento de Bandeira em S. Jacinto
FAP (Moçambique)




Curso P1/60

Inauguração dos escritórios dos TAN



Cabora Bassa
S. Jacinto



Inauguração dos escritórios dos TAN
Inauguração dos escritórios dos TAN






Caderneta Militar
Curso P1/60


1 comentário:

Maria Anderson disse...

Muito obrigada pelo trabalho que tiveram em compor uma biografia do meu pai Vitor Silva.
As ações dele e de outros companheiros que vocês nos têm dado a conhecer são, para lá de registos históricos, uma inspiração na minha vida.
( Maria Alexandre Anderson (filha mais velha)