O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

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Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

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Por motivo alheio algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

22/03/17

919 - Aeródromo da Carreira de Tiro e a fundação da DETA em 1936/37


Três novas fotos permitem abordar um assunto interessante do passado da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo. A FOTO 1 de 1936 é da chegada do "Cruzeiro aéreo às colónias" (ver filme do regresso a Lisboa) e pode ser localizada através do grande edifício ao fundo.

FOTO 1
Legenda original: num extremo do aeroporto de LM em 1936

Com a FOTO 2 de 1937 confirma-se que o edifício para o fundo da FOTO 1 era a Cadeia Civil de LM (aí vista pelas traseiras, olhando em direcção à baía). 

FOTO 2
Em medalhão a mesma secção da Cadeia Civil que se via na FOTO 1.
No solo, um avião Dragon Rapid da DETA de 6-7 lugares (CD-AAD)
O outro avião ZS era sul africano.

As duas fotos são assim da zona da Carreira de Tiro que fica localizada para poente = oeste da cadeia. De facto o primeiro aeródromo da cidade foi nessa zona, antes de em 1938 se ter mudado para a zona actual de Mavalane, e a FOTO 2 mostra-nos onde estacionavam aí os aviões. 
A FOTO 3 deveria permitir a sua localização mais precisa mas não o consigo fazer. Deve ser de 1936 e mostra o que é presumivelmente um hangar para aviões com Lourenço Marques escrito no telhado.  


FOTO 3
Hangar com o primeiro avião da DETA, 
um Hornet Moth de 2 lugares
A foto seguinte é de 1933 e pela primeira vez vêm-se as pistas do aérodromo da Carreira de Tiro:


FOTO 4
Vermelho: uma das pistas do aeródromo
Preto: Cadeia Civil 
Branco: traseira da cadeia que se vê nas FOTOS 1 e 2
Verde: deduz-se ter sido por aí o local das FOTOS 1 e 2
Castanho escuro: Carreira de Tiro, própriamente dita
Castanho claroZona militar/Residências da oficialidade
Ruas principais (nomes actuais)
Laranja: Av. Nkrumah - Roxo: Av. Nyerere - Amarelo: Av. Cabral
Nesta foto no entanto não se consegue ver com certeza o hangar da FOTO 3 com o seu telhado peculiar, talvez nessa data em 1933 nem existisse. 

Como se explica no texto do HPIP (sumarizado em baixo) houve um certo período de sobreposição/transição entre os dois aeródromos de LM. Por isso não tenho a certeza se a FOTO 3 é da Carreira de Tiro mas um ponto a favor de que seja é que os primeiros hangares construidos em Mavalane em 1937/38 foram muito maiores que esse. Vimos assim aqui onde estacionavam os aviões na Carreira de Tiro e as pistas do aeródromo que parecem mais ou menos na direcção das pistas actuais do aeroporto de Maputo. 

Texto do HPIP
Um outro passo importante viria a ocorrer, dois anos mais tarde, com a criação de um novo aeroporto na capital moçambicana em 6 de Abril de 1938. .... Até fins de Março de 1938 foi ainda utilizado o antigo aeródromo militar da Carreira do Tiro, por não se terem ainda as pistas preparadas do novo para os aviões poderem aterrar e descolar com carga. Porém, no final do dia, os aviões eram recolhidos no hangar de Mavalane, para onde vinham descarregados. A partir de Abril desse ano (1938), todo o serviço passou a ser feito no atual aeroporto.

E este é o texto de 1938 referindo a inauguração de Mavalane e dizendo que o campo da Carreira de Tiro passou para o aero clube da altura, Clube Desportivo Aeronáutico. 
Moçambique Documentário Trimestral de 1938
Passando para a DETA, actual LAM, a companhia aérea de Moçambique foi fundada pelos Caminhos de Ferro em 1937 e o seu primeiro serviço regular foi lançado em 22 de Dezembro desse ano com um avião Dragon Rapid como o da FOTO 2 (havia inicialmente dois). A frota inicial da DETA era toda fornecida pela britânica De Havilland, tendo ainda o Hornet Moth da FOTO 3 mais um Dragon Fly de 5 lugares (que continua a voar).
Outro Dragon Rapid da DETA como o da FOTO 2
Este era o BEIRA CR-AAE em 1953 sendo abastecido
As três primeiras fotos e parte das informações foram recolhidas na publicação Moçambique Documentário Trimestral, edições de 1937 e de 1938.

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