30/12/12
790 - Rogério dos Santos e aviões do ACM - Aero Clube de Moçambique.
Piper PA-18 Super Cub 95 - CR-AGO
Piper PA-18 Super Cub 95 "CR-AGO"
DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
DHC-1 Chipmunk T.10 - CR-AEI
Destruído em Lourenço Marques a 13/01/71 - pilotos Fonseca Pires e Carlos Costa
DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
DeHavilland Tiger Moth
Autódromo da Costa do Sol
Rogério dos Santos, piloto do Aero Clube de Moçambique, participou igualmente em corridas de automóveis tripulando um Mini Cooper S. Foi ainda campeão de tiro aos pratos.
Fotos cedidas pela sua filha Paula dos Santos a quem agradecemos.
23/12/12
18/12/12
788 - GPZ - Gabinete do Planeamento do Zambeze
O departamento do Ministério do Ultramar inicialmente designado “MFPZ - Missão de Fomento e Povoamento do Zambeze”, após a decisão da construção da barragem de Cabora-Bassa passou a ser designado “GPZ – Gabinete do Plano do Zambeze” e subdividido em duas repartições:
- Os “SREP – Serviços Regionais de Estudo e Planeamento” baseado
em Tete.
- Os “SRFOCB – Serviços Regionais de
Fiscalização da Obra de Cabora-Bassa” baseados no Songo.
- O "SRE - Serviços de
Exploração
O Departamento de Aviação
estava baseado no aeródromo civil de Tete e dependia dos SREP.

CR-AGE(Agusta Bell 47 G2) - CR-AMA e CRAMB (Bell's 47G4A) - CR-ALV - CR-ALX e CR-ALZ (Bell's 206 A Jet-Rangers) - CR-AFU (PA22-160 Tripacer) - CR-AKT (PA23-250 Aztec) - CR-ALT ( PA-31-310 Navajo).
Falta nesta foto (Para ficar completa na época , o CR-AFV (PA23-160 Apache) que se encontrava em reparação na Beira após ter efectuado uma aterragem de emergência no Vale de Nharthanda em Tete ( Um pouco a sul do local do acidente ocorrido posteriormente com o CR-AGE).
O hangar é o original do GPZ. Posteriormente foram edificados mais dois ao lado deste que ainda podem ser vistos em: 16º 08' 53.92"S -----33º 34' 22.02"E ---(No Google Earth)
Foto e comentário de José Carlos Páscoa.
CR-AFU - 1º. avião do GPZ
Familia de Capitão Fernando de Oliveira Caseiro
Agusta-Bell 47J Ranger "CR-AGF"
Capitão Fernando de Oliveira Caseiro e familia
Antonio Silgado Dias Teixeira
Piper PA-23 Apache 160 "CR-AFV"
Capitão Fernando de Oliveira Caseiro e familia
Antonio Silgado Dias Teixeira
Piper PA-23 Apache 160 "CR-AFV"
CR-AFU - 1º. avião do GPZ
CR-AFV
CR-AKT
CR-ALT

Chegando ao Songo. ( Primeira pista) de Cabora - Bassa onde tínhamos um pequeno barracão para guardar o helicóptero e fazer manutenção de rotina. Caminhando para o helicóptero o Mecânico José A. Ferraz .O piloto era o Marta e eu estou tirando equipamento pela porta traseira


CR-ANV
CR-AOV
CR-AOX
CR-AFU - Foto de António Cunha
CR-AFU - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
António Ferreira Henriques Cunha - Foto de António Cunha
CR-AFU - Foto de António Cunha
CR-AFU - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
António Ferreira Henriques Cunha - Foto de António Cunha
António Ferreira Henriques Cunha - Foto de António Cunha
CR-AKT do GPZ no AB6-Nova Freixo em 1973. Foto de Filipe Abreu
Songo - Aeroporto - Set-73
O CR-ANV foi baptizado de BAGUNÇA pelo Oliveira Marques, pois quando descolava de Tete ja se ouvia o ruido no Songo. Comentário de José Páscoa.
Da esq. para a direita: 1º. - Rui Salvado da Cunha, 2º. - António Silgado Dias Teixeira
*- G.P.Z. = Gabinete do Plano do Zambeze
*-D.P.S. = Destacamento Policial do SongoFotos e legendas de José Bento Machado.
*-D.P.S. = Destacamento Policial do SongoFotos e legendas de José Bento Machado.