790 - Rogério dos Santos e aviões do ACM - Aero Clube de Moçambique.

 Piper PA-18 Super Cub 95 - CR-AGO
 Piper PA-18 Super Cub 95 "CR-AGO"
 DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
 DHC-1 Chipmunk T.10 - CR-AEI
Destruído em Lourenço Marques a 13/01/71 - pilotos Fonseca Pires e Carlos Costa

 DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
 DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
 DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
 DHC-1 Chipmunk T.10 "CR-AEI"
 DeHavilland Tiger Moth
Autódromo da Costa do Sol


Rogério dos Santos, piloto do Aero Clube de Moçambique, participou igualmente em corridas de automóveis tripulando um Mini Cooper S. Foi ainda campeão de tiro aos pratos.
Fotos cedidas pela sua filha Paula dos Santos a quem agradecemos.

18/12/12

788 - GPZ - Gabinete do Planeamento do Zambeze

Ver os artigos 112, 433 e 439 sobre o GPZ

  


GPZ – Gabinete do Plano do Zambeze
O departamento do Ministério do Ultramar inicialmente designado “MFPZ - Missão de Fomento e Povoamento do Zambeze”, após a decisão da construção da barragem de Cabora-Bassa passou a ser designado “GPZ – Gabinete do Plano do Zambeze” e subdividido em duas repartições:
- Os “SREP – Serviços Regionais de Estudo e Planeamento” baseado em Tete.
- Os “SRFOCB – Serviços Regionais de Fiscalização da Obra de Cabora-Bassa” baseados no Songo.
- O "SRE - Serviços de Exploração
O Departamento de Aviação estava baseado no aeródromo civil de Tete e dependia dos SREP.

Como prometido esta é a foto das Aeronaves do GPZ em 1970 (Na época de transição da MFPZ para GPZ) no inicio da segunda fase . Aeronaves:
CR-AGE(Agusta Bell 47 G2) - CR-AMA e CRAMB (Bell's 47G4A) - CR-ALV - CR-ALX e CR-ALZ (Bell's 206 A Jet-Rangers) - CR-AFU (PA22-160 Tripacer) - CR-AKT (PA23-250 Aztec) - CR-ALT ( PA-31-310 Navajo).
Falta nesta foto (Para ficar completa na época , o CR-AFV (PA23-160 Apache) que se encontrava em reparação na Beira após ter efectuado uma aterragem de emergência no Vale de Nharthanda em Tete ( Um pouco a sul do local do acidente ocorrido posteriormente com o CR-AGE).
O hangar é o original do GPZ. Posteriormente foram edificados mais dois ao lado deste que ainda podem ser vistos em: 16º 08' 53.92"S -----33º 34' 22.02"E ---(No Google Earth)
Foto e comentário de José Carlos Páscoa. 
CR-AFU - 1º. avião do GPZ
 Familia de Capitão Fernando de Oliveira Caseiro
Agusta-Bell 47J Ranger "CR-AGF"
Capitão Fernando de Oliveira Caseiro 
e familia
Antonio Silgado Dias Teixeira
Piper PA-23 Apache 160 "CR-AFV"
CR-AFU - 1º. avião do GPZ

CR-AFV
CR-AKT
CR-ALT

Chegando ao Songo. ( Primeira pista) de Cabora - Bassa  onde tínhamos um pequeno barracão para guardar o helicóptero e fazer manutenção de rotina. Caminhando para o helicóptero o Mecânico José A. Ferraz .O piloto era o Marta e eu estou tirando equipamento pela porta traseira
  Minha esposa e EU. Foto tirada do hangar do GPZ em TETE . A aeronave da foto e o Islander BN2 CR-AOV dos nossos serviços. Fotos e legendas de José Páscoa.
CR-ANV
CR-AOU

Rockwell 500S Shrike Commander "CR-AOU"
CR-AOV
CR-AOX
CR-AFU - Foto de António Cunha
CR-AFU - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AFV - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGE - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
CR-AGF - Foto de António Cunha
 António Ferreira Henriques Cunha - Foto de António Cunha
 António Ferreira Henriques Cunha - Foto de António Cunha

CR-AKT do GPZ no AB6-Nova Freixo em 1973.  Foto de Filipe Abreu

Piper PA-23 Aztec 250D "CR-AKT" no Ibo
Foto de Pedro Mathias

Songo - Aeroporto - Set-73

O CR-ANV foi baptizado de BAGUNÇA pelo Oliveira Marques, pois quando descolava de Tete ja se ouvia o ruido no Songo. Comentário de José Páscoa.


CR-ANV - Nhaluiro - junto ao Dornier de reabastecimento com os pilotos - Set. 73

Da esq. para a direita: 1º. - Rui Salvado da Cunha, 2º. - António Silgado Dias Teixeira

Dornier do G.P.Z.* que reabastecia os postos do D.P.S.*


CR-HAK - Tenente Gaspar junto ao helicóptero do Gabinete Plano Zambeze
Cte. Joaquim Prazeres e o governador de Tete Cecilio Gonçalves.
Foto de Lina Maria Zagalo Neves Zagalo

*- G.P.Z. = Gabinete do Plano do Zambeze
*-D.P.S. = Destacamento Policial do SongoFotos e legendas de José Bento Machado.


GPZ - Aldeamento no Songo 
GPZ - Aldeamento no Songo