O Voando em Moçambique é um pequeno tributo à História da Aviação em Moçambique. Grande parte dos seus arquivos desapareceram ou foram destruídos e o que deles resta, permanecem porventura silenciosos nas estantes de muitos dos seus protagonistas. A História é feita por todos aqueles que nela participaram. É a esses que aqui lançamos o nosso apelo, para que nos deixem o seu contributo real, pois de certo possuirão um espólio importante, para que a História dessa Aviação se não perca nos tempos e com ela todos os seus “heróis”. As gerações futuras de certo lhes agradecerão. Muitos desses verdadeiros heróis, ilustres aventureiros desconhecidos, souberam desafiar os perigos de toda a ordem, transportando pessoas e bens de primeira necessidade ou evacuando doentes, em condições meteorológicas adversas, quais “gloriosos malucos das máquinas voadoras”. Há que incentivar todos aqueles que ainda possuam dados e documentos que possam contribuir para que essa História se faça e se não extinga com eles, que os publiquem, ou que os cedam a organizações que para isso estejam vocacionadas. A nossa gratidão a todos aqueles que ao longo dos tempos se atreveram e tiveram a coragem de escrever as suas “estórias” e memórias sobre a sua aviação. Só assim a História da Aviação em Moçambique se fará verdadeiramente, pois nenhum trabalho deste género é suficientemente exaustivo e completo. A todos esses ilustres personagens do nosso passado recente que contra tudo e todos lutaram para que essa história se fizesse, a nossa humilde e sincera homenagem.

A eles dedicamos estas linhas.

José Vilhena e Maria Luísa Hingá

========================

Quem tiver fotos e/ou documentos sobre a Aviação em Moçambique e os queira ver publicados neste blogue, pode contactar-me pelo e-mail:lhinga@gmail.com

=======================

Por motivos alheios algumas das imagens não abrem no tamanho original. Nesse caso podem selecionar “abrir imagem num novo separador” ou “Guardar imagem como…”.

10/12/10

720 - Aero Clube de Moçambique - Frota


ACM

CR-ACB

CR-AEK

CR-AFC

CR-AKD

CRAOR

CR-AQP


Sérgio Avelar Duarte Fotos enviadas por Sérgio Avelar Duarte.
O DHC-2 Beaver CR-AGS "Passop" do ACB
Espólio de António Mathias
Piper PA-22 Colt 108 "CR-AHN"
Espólio de António Mathias
Cessna 172 "CR-AMN"
Espólio de António Mathias


Piper PA-28R Cherokee Arrow 200 "CR-AOR"
Foto de Pedro Santos
Piper PA-28R Cherokee Arrow 200 "CR-AOR"
Foto de Pedro Santos
Piper PA-28R Cherokee Arrow 200 "CR-AOR"
Foto de Pedro Santos

4 comentários:

EB1 Vila do Bispo disse...

Em qual destes andei contigo pai?
Parabéns pelo blog, fazia falta esta parte da história da aviação em Moçambique.
Sei que tenho algumas fotos a p/b, já de 1996, do transporte entre Pemba e as ilhas do Ibo e Quirimba. Não me lembro do nome do piloto, mas era muito conhecido por todos. Se vos interessar, vou procurá-las.
Andréa Avelar Duarte

FUNDANUS disse...

Adorio o blog e as muitas recordações boas que me faz reviver um passado bonito. nesta frota do ACM falta, conutod, pelo menos o AFM em que voiei algumas vezes ao lado de um grande amigo o Alberto Marques Pinto, meu vizinho, exímio jogador de crapot e grande piloto. Abraço a todos.

José Vilhena disse...

Caro João Colinha
Estas fotos foram enviadas pelo Sérgio Avelar Duarte, daí não aparecer o CR-AFM, já que não estava incluida.
Contudo se fizer uma pesquisa no Blog em CR-AFM, poderá ver algumas fotos do Piper Tripacer que refere!
Exemplo: Post 325
Igualmente do Alberto Marques Pinto tem o post 451.
Cumprimentos
José Vilhena

Sérgio Avelar disse...

Voaste comigo várias vezes no penúltimo, no AOR, com o Pedro,filho do Álvaro Lacerda e Melo.