Foto cedida por Filipe Abreu.
24/02/10
21/02/10
661-Aeroclube de Moçambique em 1946
657-Chegada do Boeing 737 CR-BAB “Angola” a Moçambique
654-Cte.Virgílio Ferreira dos Santos -1
Natural de Lisboa nasceu a 5 de Abril de 1925.
Iniciou a sua carreira de piloto na Escola do Aero Clube de Moçambique em 1946, recebendo instrução num Tiger Moth.
Foi admitido na DETA em 1946 tendo obtido a sua licença de Piloto Aviador de Transporte Público a 15 de Junho de 1948.
Nesta empresa voou praticamente todos os seus aviões, desde o pequeno mono motor o Hornet Moth, passando pelo Dragon Rapide, Junkers JU-52, Lockheed Super Electra, Lockheed Lodestar, De Havilland Dove, Douglas DC-3 "Dakota", Fokker F-27 Friendship" e finalmente o Boeing 737.
Deixou a DETA em 1973, entrando para a TAP nesse mesmo ano.
Nesta última companhia aérea voou Boeing 727 e 737. Ao longo da sua longa carreira de piloto acumulou cerca de 30.000 horas de voo, reformando-se em 1985 aos 60 anos de idade.
Possuía cursos de formação técnico-profissional tirados em Moçambique, África do Sul, Estados
Unidos da América e Portugal.
Faleceu em Lisboa no dia 28 de Dezembro de 2004, aos 79 anos de idade.
Espólio do Cte. Virgilio Santos enviado pela filha Anabela Santos.
Obrigado.
Continua../..
653-Cte. Francisco Emanuel Leite Fragoso
Cte. Francisco Emanuel Leite Fragoso entrou para a DETA em 1936, tendo-se reformado em 1975, após 39 anos de serviço.

Cte. Francisco Emanuel Leite Fragoso, junto a um Dakota DC-3 no Aeroporto de Mavalane, Lourenco Marques. Decorria o ano de 1953
DETA - DH-104 CR-ACL, baptizado "Angoche" apos uma aterragem de emergencia nas margens do rio Limpopo, num voo da Beira para Lourenco Marques. A bordo seguia um grupo de criancas que haviam naufragado ao largo da Beira no navio "Clipfontein".
Felizmente as coisas correram bem e sem casualidades, para alem de alguns danos evidentes no aviao. O Dove foi reparado no local e dias mais tarde descolou e prosseguiu em "ferry" para Lourenco Marques.
Piloto: Francisco Emanuel Leite Fragoso.