Por escritura publicada no Boletim Oficial número 82 III Série de 22 de Abril de 1970 é criada a Sociedade Anónima de responsabilidade limitada EMAC - Empresa Moçambicana de Aviação Comercial com sede em Quelimane e capital social de dois milhões de escudos dividido em duas mil ações de mil escudos cada.
Eram seus acionistas Pio Alberto de Miranda Cabral (1.060 ações) , Luís de Miranda Cabral (40), Vítor Manuel Gonçalves da Silva (50), José João de Figueiredo Dionísio (10), Durval da Cruz e Silva (10), Mário Clarisseau de Sousa Ramos (10), Miguel de Faria e Silva Peixoto (10), João Ventura Parreira (10), Rolando Marques de Almeida Mendes (390), Jorge Cândido Guerra (50), Nuno Alexandre Martins Figueiredo (50), Olímpio Heitor Craveiro (30), Celestino Jorge da Cruz Galego (30) e António Frederico Araújo de Serpa (50).
Farão parte desta Sociedade a TAN – Empresa de Transportes Aéreos do Niassa, ETAPA - Empresa de Transportes Aéreos de Porto Amélia, TAZ – Transportes Aéreos da Zambézia e TAC – Transportes Aéreos Comerciais.
Escritura da criação da EMAC
Escritura da criação da EMAC
Foto de Sonck Jean Pierre

Na foto da esq. para a direita – Comandante do Sector de Vila Cabral (Nome ?), D. Eurico Dias Nogueira - Bispo da Diocese de V. Cabral (de costas) e o a seguir o piloto J. Lourenço (a roer as unhas como habitualmente). Inf. do Cte. Vítor Silva. Foto copiada na net.
BN-2A Islander - CR-ALQ em Pauíla - Niassa (1971).
Foto de Carlos Flores
CR-ALR - Foto de Nuno Calhau
BN-2A Islander "CR-ALQ"
Espólio de António Mathias
BN-2A Islander "CR-AME"
Espólio de António Mathias
BN-2A Islander "CR-AQE"
Espólio de António Mathias
BN-2A Islander "CR-AQF"
Espólio de António Mathias

Espólio de António Mathias
BN-2A Islander "CR-AME"
Espólio de António Mathias
BN-2A Islander "CR-AQE"
Espólio de António Mathias
BN-2A Islander "CR-AQF"
Espólio de António Mathias
CR-ALR e Cte. Joaquim Craveiro, no Livro Mato e Morro
Mato e Morro
Mato e Morro
Do livro recém-publicado pela editora Prefácio, da autoria de João Fernandes, um pequeno excerto:
Ouve-se um ruído de motor. Lá no fundo, na direcção de Furancungo, vê-se um ponto negro.
- É o avião do Craveiro. Rápido pessoal para a protecção da pista.
O avião do Craveiro dá uma primeira volta rasando o quartel, o Baltasar agita a bandeira autorizando a aterragem.
O Craveiro, um homem dos seus quarenta anos, magro, moreno cabelo penteado para trás, em calções, meia alta, sapato preto e camisa de manga curta branca, desce do seu bimotor e cumprimenta os Furriéis
-Bom meus amigos para a semana volto novamente . – despede-se o Craveiro. Entra no avião liga os motores, acena, desliza aproveitando o declive da pista e levanta suavemente ruma a Vila Gamito.
Mais um excerto:
Meses depois tive de regressar de Tete, fui ao aeroporto apnhar o pequeno Cherokee do sr. Craveiro e regressar a Chizampeta.
Depois de levantarmos de Tete, que fica numa cova, dirigimo-nos para norte, para a região da Angónia, uma zona de planalto que nos aparece coberta de nuvens e que o piloto tem de sobrevoar. Passa cerca de uma hora desde que descolamos e voamos acima das nuvens, não se consegue distinguir nada a não ser um denso manto branco que mais parece algodão.
Embora tenha uma grande confiança no piloto, começo a ficar preocupado. Como se lesse os meus pensamentos o sr. Craveiro, de camisa de manga curta branca e de calções, tira os auscultadores, consulta o relógio e diz-me:
- Temos que descer, vou furar as nuvens, devemos estar sobre Chizampeta.
O avião baixa, fura o tecto de nuvens e realmente lá estava, relativamente perto, o nosso aquartelamento.
Este tipo era mesmo muito bom.....
Fotos de Samuel Peixoto com a legenda:
"Podemos ver o Islander que ás terças e sextas nos levava o correio a Murrupa. Ano 1972."
Cte José Eduardo e Islander da EMAC
A foto foi tirada em Negomano, (Cabo Delgado) , em 1973. Inf. Araújo.
O piloto que está junto ao Islander (que pode ser o CR-AME) é o Zé Eduardo (José Eduardo Encarnação de Jesus) que mais tarde foi para a DETA casou com a Íris Maria (Miss Moçambique) e reformou-se há pouco como Comandante de A310 na TAP.
Fotos de Sdiego e Legenda de António Coelho
BN-2A Islander "CR-ALS"
Foto de Pedro Mathias
BN-2A Islander "CR-ALS"
Foto de Pedro Mathias
Foto de Pedro Mathias