
25/09/08
18/09/08
497-CR-MAH da Aero Colonial

12/09/08
495-Aerodromos de Mueda, Nacala, Nampula, Negomano
Provas:
1ª) -O perfil dos morros a Norte à distância.
2ª) - A pista visível com nitidez, (transversalmente) na totalidade da fotografia.
3ª) - A guarita do AB 5 ( à direita) com o seu perfil característico.
4ª) - Dentro da cerca do AB5 (também à direita), um carrinho de baterias (pat pat) usado para arranque de aviões, pertença da Base.
5ª) - A cauda dum DO-27 (dentro do AB5) que presumo seja o mesmo da foto 3 (foram pelo menos tiradas + ou - à mesma hora).
6ª) - As zonas esbranquiçadas (quadradas ou rectangulares) da placa de estacionamento, resultado de obras de manutenção a que esta foi submetida nos anos 70 e que podem tambem ser vistas nas fotografias 2 e 4.
Notas:
As fotografias 2, 4 e 8 foram tiradas do varandim do bar/restaurante do aeroporto.
A fotografia 3 foi tirada dentro da base, ao nível do terreno o que me leva a supor que provavelmente o fotógrafo era militar.
Em reforço desta teoria, a fotografia nº1, em pleno aeródromo de Mueda enquanto decorre uma operação de abastecimento para o exército, onde se pode dizer que não havia civis (e muito menos dados a arte da fotografia), excepto o CHINA que tambem não tinha máquina fotográfica, mas que em pleno Ramadão aproveitava a chegada dos aviões para vir ao aerodromo petiscar e beber umas cervejas longe da vista dos famíliares que com rigor cumpriam os preceitos do Islão com abstenção total de alcool e chouriço. Portanto só um militar em princípio a podia ter tirado, palpita-me. "
08/09/08
493 - CR-AKS e Dr. José Paz Brandão Rodrigues dos Santos, do Serviço Médico Aéreo de Moçambique.
05/09/08
489-O Aeroporto de Quelimane ainda em construção
487- CR-ABK DC-3 da DETA em Quelimane

Foto histórica
Quelimane - 21 Janeiro 1972
Ultimo voo regular da Deta para Quelimane em DC-3, e se a memória não me falha de facto o ultimo voo comercial dos DC3 da Deta.
TM 417A - CR-ABK “Namuli” – UEL-BEW – ETD 16.45 Local – Tripulação: Primavera, Cró e Castro - Despacho: Abel Pegado e Ricardo Inácio.
No dia seguinte recebemos o primeiro 737 em Quelimane, com o aeroporto ainda em construção.
DC-3 em Quelimane no serviço denominado ponte aérea.
Saída de manhã para a Beira, ida e volta á hora do almoço e regresso ao fim do dia para pernoita. Regresso à noite raramente falhava, a não ser que o tempo estivesse extremamente marginal. O nosso motorista na escala, Silva Pereira (Maiô), figura altamente respeitada nos velhos tempos da Deta, tinha sempre um programa na manga para oferecer às tripulações. Ricardo Inácio.
Dados do avião Cte. Vilhena.
Legendas e fotos de Ricardo Inácio. O meu obrigado.
486-Aeroclube da Zambézia (1970 ou 1971) – Direcção do Aeroclube.
-->
485- CR-AGV e CR-AMT do Aeroclube da Zambézia

Com um plano de voo que os deveria levar a Mocímboa da Praia, utilizando um Piper Cherokee “CR-AMT” do Aero Clube da Zambézia, voou para Dar es Salam na Zâmbia.
Mais tarde veio a ser nomeado Chefe da Força Aérea da Republica Popular de Moçambique. Legendas e fotos de Ricardo Inácio a quem agradeço.