10/06/07

329-CS-TLA-Super Constellation, da TAP em Mavalane-LM

Mais uma foto de "Connie" Heggblom, enviada pelo filho John. Tirada nos fins dos anos 40/ principio dos anos 50.

Frota da TAP

Os Super Constellation entraram ao serviço comercial da TAP a 27 de Novembro de 1955, na linha Lisboa - Luanda e Lourenço Marques, com paragem em Accra (Níger), tendo esta paragem em Abril de 1956 sido substituída por Kano (Nigéria), numa frequência bissemanal.

Em Agosto de 1960, a TAP voava com os Super para Lourenço Marques três vezes por semana, parando em Kano e Luanda e em Leopoldeville em duas dessas frequências.

No Verão de 1962, o número de frequências para África aumentou para cinco semanais, uma via Bissau e S. Tomé para Luanda, outra via Kano para Luanda e três via Kano para Luanda, continuando uma para a Beira, outra para a Beira e Lourenço Marques e a terceira para Lourenço Marques.

Em Janeiro de 1964, com o aluguer de um Boeing 707 à Sabena, os destinos Africanos da TAP foram reorganizados. O 707 voava de Lisboa para Luanda e Salisbúria (antiga Rodésia) e os Super para Lourenço Marques e Beira, cada um destes destinos com dois voos semanais.

Finalmente a 14 de Setembro de 1967 pelas 17:35 locais, chegou a Lisboa proveniente do Rio de Janeiro o ultimo voo do “Super Constellation” na TAP.

Na perna do trem de nariz deste avião, podem ver-se as letras LA, de CS-TLA baptizado de “VASCO DA GAMA”, um dos quatro Super da TAP com nariz curto (ausência de radar de tempo) e sem “tip-tanks” nas asas, características que os diferenciaram dos dois últimos aviões posteriormente adquiridos em segunda mão pela transportadora aérea nacional.

Dados: Cte. José Vilhena.

2 comentários:

  1. Sá e Melo11:05 da manhã

    Voei nesses belos "trimotores" de Lisboa/Kano/Luanda/Beira e Beira/Luanda/Bissau/Lisboa, voos lindos e agradáveis em que se descolava com 4 motores e frequentemente se chegava com 3 motores no horário previsto, bons velhos tempos.

    ResponderEliminar