24/03/07

252-CR-AHT e CR-AHU - Aviões da FAP que passaram à disponibilidade


Em 1949 foi criado o Centro de Instrução Aeronáutico de Lourenço Marques (CIALM), mantido pela Aeronáutica Militar (a antecessora da Força Aérea Portuguesa). Para o desempenho desta actividade foi este Centro dotado de várias aeronaves, entre elas este De Havilland Hornet Moth DH87 “CR-AHT”, ex. 10 da Aviação Militar e 9201 da FAP. O centro foi desactivado em 1955 e os seus aviões foram abatidos ou cedidos a entidades civis.

Não se sabe o destino que este avião teve em Moçambique, presumindo-se que tenha sido entregue aos SAC (Serviço da Aeronáutica Civil).

Igualmente este Beech A-35 Bonanza “CR-AHU”, ex. 20 da Aviação Militar e 9301 da FAP.

Este avião foi cedido ao Aero Clube de Moçambique, tendo sofrido um acidente em Setembro de 1966 quando descolava da pista de Mapulanguene.
Face aos danos sofridos, o avião não foi recuperado, tendo sido abatido ao Registo Aeronáutico de Moçambique.

Fotos e texto de Cte. José Vilhena

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